Blumenau voltou a exigir o uso de máscaras em unidades de saúde municipais. A portaria será publicada nesta quarta-feira (16), mas a regra já está em vigor, afirma o secretário de Saúde, Marcelo Lanzarin. O documento também recomendará a utilização do item de proteção contra a Covid-19 em outros espaços, antecipa Lanzarin. A medida ocorre em um momento de alta de casos de coronavírus e síndromes respiratórias em todo o Estado.
Continua depois da publicidade
> Acesse para receber as notícias do Santa por WhatsApp
Há um mês a prefeitura retirou a obrigatoriedade de uso de máscaras em estabelecimentos de saúde, exceto para pessoas com sintomas gripais. Porém, a cidade vem registrando alta no número de casos de Covid-19. No começo de outubro, a média era de menos de 40 novos contaminados de uma semana para outra. Desde o final do mês passado até terça-feira (8), a média semanal saltou para mais de 600 casos. Um novo balanço deve ser divulgado nesta quarta para atualização da situação.
— Estamos acompanhando um aumento significativo de síndromes respiratórias e de Covid no Brasil e no Estado. Por isso, orientamos que todas as unidades de saúde tornem obrigatório o uso de máscara para profissionais e quem frequenta [esses espaços] — disse Lanzarin em entrevista à NSC TV.
A obrigatoriedade vale para as unidades municipais de saúde, como ambulatórios e postinhos. Os estabelecimentos privados receberão apenas a recomendação do uso, assim como moradores com comorbidades que frequentam espaços com grande volume de pessoas. O pedido é, também, para quem esteja com algum sintoma gripal sempre use o item ao sair de casa.
Continua depois da publicidade
As vacinas de prevenção ao coronavírus seguem disponíveis na rede municipal. Pessoas com mais de 30 anos podem tomar a quarta dose. Na próxima semana haverá campanha para crianças de seis meses a dois anos. Para este público provavelmente será necessário agendamento, explica o secretário.
Leia também
Morador decora casa com 865 mil lâmpadas e promete encantar Natal em Blumenau
Combate à dengue em Blumenau ganha reforço com ação voltada às famílias dos estudantes