Não é preciso esperar muito tempo no trânsito para observá-los circulando pelas ruas de Blumenau. Os carros elétricos da marca chinesa BYD parecem ter invadido a cidade nos últimos meses e, pelo que mostra o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), de fato houve um “boom” na quantidade deles no município entre 2023 e 2024.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

A maior cidade do Vale do Itajaí deve inaugurar neste ano uma concessionária da gigante asiática, como anunciou o vice-presidente global montadora sete meses atrás.

Um levantamento do Detran a pedido do NSC Total revela que, atualmente, há 191 carros elétricos que trafegam por Blumenau — desconsiderando outras categorias de veículos e os híbridos. Desses, 25 foram comprados em 2023, enquanto neste ano, até junho, houve a mesma quantidade de carros elétricos adquiridos por blumenauenses. Ou seja, bastaram seis meses para que 2024 alcançasse os números de todo 2023.

Mais da metade da marca desses automóveis é uma só: a BYD. Conforme os dados do Detran, dos 191 carros elétricos presentes na cidade, 126 (66%) são da montadora chinesa. Ao que tudo indica, ela caiu nas graças dos motoristas que decidiram abandonar os combustíveis fósseis — seja pelos designs modernos, seja pelos preços mais baixos que de outras fabricantes.

Continua depois da publicidade

Veja fotos dos carros da marca em Blumenau

BYD em Blumenau, SC e Brasil

A “invasão chinesa” nas vias blumenauenses é um sinal da aproximação da marca com o Estado. Maior montadora de automóveis elétricos do mundo, a BYD tem quatro lojas em Santa Catarina (São José, Itajaí, Florianópolis e Chapecó) e quer abrir mais três em Joinville, Blumenau e Criciúma. Seguindo modelo de concessionárias, as unidades em SC são investimentos do Grupo DVA.

Atualmente, a BYD no Brasil conta com modelos compactos, sedan e SUVs. A lista inclui os veículos Seal, Dolphin, Song, Yuan, Tan e Han. Entre os preferidos do blumenauense está o Dolphin (versões Mini e GS somam 88 veículos registrados em Blumenau e variam de R$ 115 mil a R$ 160 mil).

A fábrica da marca na Bahia deve iniciar a produção em meados de 2025.

Leia mais

FOTOS: Obra que vai “arrancar” túnel na BR-470 em Blumenau avança e muda cara da rodovia