As meninas do basquete de Blumenau largaram com vitória nos playoffs semifinais da Liga de Basquete Ferminino (LBF). Em partida marcada pelo equilíbrio, a equipe comandada pelo técnico João Camargo venceu o Sampaio Corrêa-MA por 65 a 63 neste sábado, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp
As equipes voltam a se enfrentar no próximo domingo, dia 8 de agosto, em São Luis (MA), para o 2º jogo da série. Como a série é melhor de três jogos, quer dizer que se as blumenauense vencerem novamente elas avançam à final. Caso seja necessário um terceiro e decisivo confronto, os dois times voltarão à quadra no dia 10 de agosto, às 19h30min, novamente no Maranhão. O duelo terá transmissão pelo site da LBF.
O jogo
A partida começou um pouco depois do previsto, pois a ambulância que deveria estar no ginásio, conforme determina o regulamento, precisou atender um acidente e acabou se atrasando para chegar ao ginásio. Vencido isso, a bola subiu e o duelo começou.
O jogo no Galegão foi marcado pelo equilíbrio, com as duas equipes se alternando na liderança do placar. O time do Maranhão terminou o 1º quarto à frente: 22 a 18. No segundo período, o equilíbrio se manteve e as blumenauenses conseguiram diminuir a desvantagem, vencendo o 2º período por 15 a 13. Os dois times foram para os vestiários, no intervalo do jogo, com o Sampaio Corrêia na liderança: 35 a 33.
Continua depois da publicidade
Na volta para os últimos dois quartos, o enredo se manteve: equilíbrio e alternância na liderança parcial do placar. As donas da casa acertaram a mão no ataque e tiveram melhor rendimento na defesa, vencendo o placar parcial do 3º quarto (20 a 17) e assumindo a liderança do placar: 53 a 52. O desempenho se manteve no último quarto. As blumenauenses lideraram o placar até o segundo final, garantindo a vitória por 65 a 63.
A armadora Cacá Martins foi a cestinha do time de Blumenau, com 17 pontos. Ela também distribuiu oito assistências, ajudando o time a abrir vantagem na série semifinal. Pelo time do Maranhão, a pivô Gilmara foi quem mais marcou pontos, com 17.
O Sampaio Corrêa-MA terminou a 1ª fase da LBF na 3ª colocação, com nove vitórias em 14 partidas. As blumenauenses, por sua vez, concluíram a fase de classificação na 7ªposição, com seis vitórias em 14 compromissos (duas derrotas ocorreram por WO, já que o time não conseguiu viajar para compromissos fora de casa por conta de casos de Covid-19 no grupo).
Continua depois da publicidade
Retrospecto
Na 1ª fase, o time do Maranhão venceu os dois jogos contra as blumenauenses. O primeiros deles, no Nordeste, por WO, e o segundo, no Galegão, por 72 a 56.
> Veja as últimas informações sobre os Jogos Olímpicos de Tóquio
Nas quartas de final, as duas equipes avançaram com triunfos por 2 a 0 nas respectivas séries. O Sampaio Corrêa-MA eliminou o Santo André-SP, com vitórias por 76 a 65 (em SP) e 67 a 64 (em São Luis). As blumenauenses despacharam o Araraquara-SP, com vitórias por 83 a 78 (no Galegão) e 81 a 67 (no interior paulista).
Leia também:
> Olimpíadas: Conheça os catarinenses convocados para Tóquio
> Jogos Olímpicos de Tóquio: veja quais são as modalidades