Blumenau conquistou, na última quarta-feira, o bicampeonato do basquete feminino nos Jogos Abertos de Santa Catarina, que acontecem em Brusque até o próximo sábado. Foi o 13º título do município na modalidade. Apesar do resultado, Blumenau segue em segundo lugar na classificação geral, com 64 pontos. Joinville lidera com 83.
Continua depois da publicidade
Na final contra Joinville, a vitória veio no último minuto, por 59 a 58. A partida foi equilibrada e com muitos erros de ambos os lados. A medalha de bronze ficou com Florianópolis, que venceu Jaraguá do Sul na disputa pelo terceiro lugar por 80 a 29.
Acostumados a decidir os Jogos Abertos, Blumenau e Joinville fizeram um duelo de alto nível, se revezando na liderança do marcador. No período inicial, as joinvilenses venceram por 19 a 16. Blumenau se recuperou no segundo período, ganhando por 22 a 10. No terceiro, Joinville ganhou por 13 a 7 e diminuiu a vantagem, que era de sete pontos.
No quarto e último tempo do confronto, quando faltavam pouco mais de dois minutos para o término, Joinville vencia por 52 a 48, mas não soube administrar a vantagem. As blumenauenses marcaram oito pontos e viraram o placar.
Para o técnico de Blumenau, João Neto, a equipe demorou para entrar no jogo e só conseguiu a recuperação no terceiro período. Ele afirmou que a vitória foi possível porque a sua equipe errou menos após a segunda metade da partida.
Continua depois da publicidade
Na avaliação de Rose Alfarth, treinadora de Joinville, o duelo serviu para mostrar a qualidade dos dois times, que costumam se enfrentar pela Liga Nacional de Basquete.