Blumenau vai receber mais uma edição da Feira de Qualificação Profissional (Feduca), que tem o objetivo de incentivar as pessoas a se especializar para o mercado de trabalho. O evento é organizado pelo Núcleo de Educação e Desenvolvimento Profissional da Acib e ocorre junto ao Feirão de Empregos, no Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
O encontro está marcado para os dias 11 e 12 de agosto.
Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Segundo a associação, todos os espaços já foram negociados, o que representa um sucesso na adesão das instituições de ensino.
— Esta é uma feira planejada com todos os detalhes, onde estamos garantindo uma visitação recorde, com quatro grandes públicos: estudantes, empresas, quem procura empregos e a família — afirma Lourdes Thomsen, coordenadora do núcleo.
Continua depois da publicidade
Para a presidente da Acib, Christiane Buerger, essas ações são importantes para o desenvolvimento de Blumenau em todos os aspectos. Ela ressalta que a Associação mantém, inclusive, um grupo de trabalho voltado para a criação de formas de capacitação da mão de obra em adequação àquilo que as empresas buscam.
O evento em agosto também recebe o apoio da Secretaria de Educação de Santa Catarina, que garantiu, através da Coordenadoria Regional de Educação (CRE), incentivar a participação dos alunos do ensino médio no encontro.
— Sabemos da importância da continuidade dos estudos dos nossos alunos. Temos esse compromisso e podem contar com a gente — reforça a coordenadora do CRE, professora Cleusa Furtado Kratz.
Ainda de acordo com a organização do evento, a Feduca irá disponibilizar cerca de 30 ônibus para fazer o transporte dos estudantes até a feira, no Parque Vila Germânica.
Continua depois da publicidade
Estudantes em busca de qualificação profissional
Segundo o Censo MEC e o IBGE de 2021, em Blumenau há 145.852 habitantes com ensino médio completo e 11.999 que ainda cursam esta etapa, um público que já tem expectativas para conseguir qualificação profissional e oportunidades de emprego.
A cidade tem, ainda, 39.960 habitantes com ensino superior incompleto — evadidos de 2017 a 2021 — e 19.305 concluintes no ensino superior entre 2017 e 2021.
Os dados mostram também que em Blumenau há 43 instituições de ensino superior, sendo 35 na modalidade EAD e oito presencial. O total de alunos matriculados nesta etapa é de 25.702.
Conforme informações da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Blumenau conta, ainda, com 15 escolas de ensino técnico profissionalizante e cerca de 140 que se dedicam ao ensino de idiomas.
Continua depois da publicidade
Oferta de mão de obra
Atualmente, Blumenau ocupa a 63ª posição na lista das cidades brasileiras com melhores resultados no setor empregatício. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho, o saldo neste ano é de 2.104 vagas, colocando o município na quarta posição em Santa Catarina.
Em meio a resultados positivos, há ainda uma grande necessidade de mão de obra especializada, motivo pelo qual há uma migração de trabalhadores de outros estados. O setor de tecnologia, por exemplo, encontra dificuldades em identificar profissionais qualificados.
Já a indústria necessita qualificar 802,9 mil pessoas até 2025 em Santa Catarina, segundo dados do Mapa do Trabalho Industrial 2022-2025. As informações apontam, ainda, que a cada dez estudantes que concluem o Ensino Médio no Brasil, dois alcançam a educação superior e os demais acessam o mercado de trabalho sem uma profissionalização.
Por isso, na feira de empregos em Blumenau haverá mais de 30 empresas com milhares de vagas sendo oferecidas aos interessados.
Continua depois da publicidade
Serviço
- O que: Feduca – Feira de Qualificação Profissional / Feirão de Empregos;
- Quando: 11 e 12 de agosto de 2023;
- Horários: dia 11, das 9h às 21h; dia 12, das 10h às 15h;
- Onde: Parque Vila Germânica.
*Estagiária sob supervisão de Augusto Ittner
Leia também:
NSC lança Viva Blumenau 2023 para valorizar pessoas, projetos e iniciativas da cidade