Blumenau teve mudanças nos estacionamentos públicos na região central. As principais estão na rua do Teatro Carlos Gomes, que perdeu 12 vagas de Área Azul, e em frente à Vila Germânica. Lá, havia motoristas cometendo irregularidades, como deixar o carro diante do portão de acesso ao parque, afirma a prefeitura. O município defende que as alterações melhoram o sistema viário blumenauense.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

Na Rua Alberto Stein, em frente à Vila Germânica, no trecho entre as ruas João Pessoa e Humberto de Campos, as vagas de estacionamento foram regulamentadas com a implantação de placas e pintura, para que todos os veículos estacionem em paralelo à via e não mais na diagonal, como acontecia em alguns casos. A ideia é dar mais fluidez ao trânsito, já que antes, com as vagas na diagonal, o condutor invadia a pista ao manobrar para sair e bloqueava o tráfego momentaneamente.

A nova sinalização na frente da Vila já foi feita, assim como na Rua Presidente John Kennedy, a do teatro, onde 12 vagas de estacionamento do lado direito até o colégio foram retiradas. Agora é permitido apenas embarcar e desembarcar no trecho, entre às 6h e 19h em dias de semana e das 6h às 13h aos sábados. No lado esquerdo, a restrição de estacionamento e parada foi reduzida em uma hora, das 20h para a 19h.

— A cidade vai sofrendo alterações urbanas constantes, e são necessárias adequações viárias para acompanhar as mudanças. Em frente ao Parque Vila Germânica os condutores estavam estacionando de modo irregular, bloqueando o acesso aos portões do parque, e obstruindo vagas de idosos, portadores de necessidades especiais e Polícia Militar. Já na Rua Pres. John Kennedy, também há uma grande demanda por conta do Teatro Carlos Gomes e do colégio local, que impactam na mobilidade das Ruas 7 de Setembro e Namy Deeke — explicou o secretário de Planejamento Urbano, Éder Boron.

Continua depois da publicidade

Na Rua Padre Roberto Landell de Moura, em frente à prefeitura, as vagas destinadas aos taxistas foram removidas. Os profissionais ficarão em um lugar próximo, em frente à Justiça Federal, provisoriamente. Assim, a rua foi expandida, tal como ocorreu na viela que dá acesso ao prédio do governo municipal, já que as vagas de motos foram extintas, sendo transferidas para o outro lado do edifício.

Leia também

Sommerfest Blumenau 2023 se reinventa com atrações que vão do chope a shows nacionais