Blumenau levará vacinadores a escolas do município para imunizar crianças contra o coronavírus a partir da próxima semana, no dia 14. A ideia é facilitar o acesso dos pequenos ao imunizante. Para isso, os pais dos estudantes terão de autorizar a aplicação por escrito.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp

Fazem parte da campanha escolas da rede municipal, estadual e privada, além de Centros de Educação Infantil (CEI). A medida não será obrigatória. Inicialmente, cerca de 180 unidades de ensino receberão equipes da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) capacitadas para aplicação da vacina contra a Covid-19.

Ao término da ação, mais de 220 educandários poderão ser atendidos, atingindo aproximadamente 30 mil estudantes da Pré-Escola ao quinto ano do Ensino Fundamental que ainda não iniciaram o esquema vacinal.

Para conscientizar pais e responsáveis, o município elaborou uma cartilha informativa com dados científicos sobre a vacinação pediátrica. O material possui, no verso, uma declaração para que pais ou responsáveis legais pela criança de 5 a 11 anos possam autorizar a aplicação da vacina. Se no momento da aplicação a criança não quiser receber o imunizante, a decisão será respeitada e ela não será vacinada naquele momento.

Continua depois da publicidade

— Ao levar as vacinas para os educandários, nosso objetivo é oferecer mais uma opção para que pais e responsáveis consigam imunizar suas crianças — afirmou a vice-prefeita e coordenadora do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19, Maria Regina Soar.

Cobertura vacinal infantil

Até este domingo, dia 6, Blumenau havia vacinado aproximadamente 7 mil crianças contra a Covid-19. O número representa 23% das 30 mil pessoas que possuem entre 5 e 11 anos na cidade, segundo projeção do IBGE. A Prefeitura trabalha para vacinar 100% deste público. Somente no último sábado (5),, quando ocorreu o Dia “D” de multivacinação, mais de 500 crianças desta faixa etária foram imunizadas contra a Covid-19.

A partir desta segunda-feira (7) os Ambulatórios Gerais (AGs) e as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) com sala de vacina ativa passaram a aplicar doses contra a Covid-19 em todos os públicos elegíveis, inclusive em crianças de 5 a 11 anos.

Leia também

Projeto para monitorar enchentes em Blumenau emperra na burocracia

Decisão de SC sobre máscaras em escolas é lição de mau comportamento

Blumenau contrata PM para a segurança interna dos terminais de ônibus

Blumenau inaugura nova fase da Rota de Lazer na Rua XV aos domingos