Duas animações produzidas em Blumenau vão participar a partir da próxima segunda-feira da 17ª Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis. A premiação vai unir 64 obras selecionadas com 51 filmes brasileiros e 13 internacionais, que depois vão rodar vários municípios catarinenses e de outros estados por meio do Circuito de Cinema Infantil.

Continua depois da publicidade

Vão representar Blumenau na mostra e no circuito as animações “Boris e Rufus” e “A cidade e o rio”. A primeira é resultado de um trabalho do Belli Studio, que produz a série infantil que é transmitida desde janeiro no canal Disney XD Brasil e que atualmente é exibida em outros 30 países. Foi o episódio “Bit Stop”, de 11 minutos, que levou a animação ao prêmio. Esta é a segunda vez que o Belli Studio participa do evento – eles participaram pela primeira vez com a animação “Aventuras na Ilha da Magia”.

– Estamos felizes com o potencial que a animação (Boris e Rufus) vem demonstrando. Chegaremos agora mais perto do público do festival para depois rodar as escolas por onde o evento passará. Todos os festivais e prêmios são oportunidades para demonstrar novos talentos, novas ideias, além de novas histórias. É uma chance de ouro para ultrapassar fronteiras de países e idiomas – destaca Aline Belli, diretora executiva do estúdio.

::: Leia mais notícias de Blumenau no Santa

::: Leia mais notícias de Santa Catarina no NSC Total

Continua depois da publicidade

A outra animação blumenauense no evento é resultado de um projeto da arquiteta Carolina Viviane Nunes, que dirigiu o filme “A cidade e o rio” com Alan Langdon e Sansara Buriti. Patrocinado pelo Fundo Municipal de Apoio à Cultura, o curta-metragem foi lançado em março e usa desenhos feitos a mão para falar sobre a importância dos rios para as cidades – utilizando como principal exemplo o rio Itajaí-Açu e Blumenau.

O festival em Florianópolis vai premiar a Melhor Animação e a Melhor Ficção, escolhidos pelo júri oficial. O Prêmio Júri Popular vai ser decidido pelo voto do público e o Prêmio Especial por um júri formado por crianças. Na categoria internacional há curtas da Espanha, Alemanha, Irã, Eslovênia, Índia, Irlanda, Islândia e Reino Unido, e os melhores vão receber troféus da Mostra.

Leia mais notícias de Blumenau e região