O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou nesta segunda-feira dados consolidados do eleitorado brasileiro para as disputas municipais deste ano. Em Blumenau, que passou por recadastramento biométrico até maio, o número total de eleitores aptos a votar diminuiu 3,1% em relação ao registrado em 2014, quando houve eleições presidenciais – são 7,3 mil eleitores a menos. Em outubro deste ano, 230.167 pessoas irão às urnas na cidade, contra 237.519 registradas nas eleições gerais de dois anos atrás.
Continua depois da publicidade
Segundo informações do cartório da 88ª Zona Eleitoral, de Blumenau, outros 25.012 eleitores blumenauenses não cumpriram o prazo de recadastramento biométrico e não terão os títulos válidos para participar da disputa de outubro. A partir de novembro, porém, eles poderão regularizar a situação e voltar a elevar o total de eleitores do município. A maior parte do eleitorado na cidade é formada por mulheres (52%) e a maior parcela dos votantes têm ensino médio completo (25,9%) ou ensino fundamental incompleto (22,2%).
Em todo o país, pouco mais de 144 milhões de eleitores participam das eleições de outubro deste ano. São Paulo é a que possui o maior número de eleitores, com pouco mais de 8,8 milhões. O menor eleitorado é o de cidade de Araguainha, no Mato Grosso, com 954 eleitores.