O coletivo LGBT Liberdade, criado há oito anos em Blumenau, vai promover reflexões sobre o direito à livre orientação sexual e identidade de gênero, através de debates, intervenções culturais, ações junto à comunidade e ao poder público. Com o tema Homofobia Mata! Seus direitos + Meus direitos = Direitos humanos!, a 1ª Semana de Luta contra a Homofobia, que começa na segunda-feira e segue até o dia 23, será gratuita e aberta ao público.

Continua depois da publicidade

– Como proposta para esse processo do Grupo LGBT Liberdade pensamos em organizar a semana. Esperamos mais de mil pessoas em todos os eventos – prevê Lenilso Luis da Silva um dos integrantes do movimento.

Na programação da semana estão palestras, bate-papo, sarau e ato público em frente ao Teatro Carlos Gomes. A manifestação do grupo que possui aproximadamente 50 integrantes é garantida pela Lei Municipal nº 7302, de 17 de junho de 2008, criada pela ex-vereadora Maria Emília de Souza, que institui a Semana de Luta Contra a Homofobia em Blumenau.

Segundo Silva, o Brasil responde por 44% dos casos letais de homofobia no mundo. O número nacional pode ser ainda maior já que, este tipo de violência ainda não é criminalizada e, muitos boletins de ocorrência não especificam o ato como discriminação sexual.

Continua depois da publicidade

PROGRAMAÇÃO DO EVENTO

Segunda

20h30min às 22h – Palestra Neuroimagem do Cérebro Trans, organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia. No Auditório Bloco J Furb (campus 1).

Terça

20h às 22h – Palestra Aspectos jurídicos, direitos e deveres da profissão de psicólogo em relação à população LGBT Comissão da Diversidade Sexual da OAB de Blumenau, organizada pelo Centro Acadêmico de Psicologia. No Auditório Bloco J da Furb (campus 1).

Quarta

18h30min – Roda de conversa Gênero e Sexualidade no Ambiente Escolar, com mediação da professora Gabriela Silva. Na sala S 113 (sala teatro, campus 1 da Furb).

Continua depois da publicidade

Quinta

15h – Uso da tribuna na Câmara dos Vereadores, no Plenário da Câmara Municipal de Blumenau.

Sexta

22h – 1º Sarau Asloka, na Fundação Cultural de Blumenau.

Sábado

10h às 13h – Ato público Homofobia mata! Seus direitos + Meus direitos = Direitos Humanos, na Praça do Teatro Carlos Gomes.