Com a garantia de rendimento integral após a aposentadoria, um contingente do quadro geral da instituição – que já é baixo no Médio Vale do Itajaí – estará apto a se desligar, diminuindo ainda mais o efetivo no Vale do Itajaí. A defasagem pode ocorrer porque grande parte dos policiais mesmo com o tempo exigido para se aposentar permanecia trabalhando para não perder parte da renda. O delegado regional de Blumenau, Rodrigo Marchetti avalia que não haverá uma debandada em massa nas cidades do Vale, mas se preocupa com alguns municípios:

Continua depois da publicidade

– Hoje as pessoas vivem mais e melhor e nem todas querem parar de trabalhar. Teremos casos pontuais onde o efetivo é mais envelhecido como Timbó e Ascurra. Por isso, minha preocupação são essas duas cidades, que serão prioridade para receber novos policiais que irão se formar na metade do ano que vem.

Os dados de Gestão de Recursos Humanos da Polícia Civil apontam que Blumenau é a cidade que possui o menor número de policiais civis por habitante no Estado. De acordo com Marchetti, o efetivo de Blumenau está aquém da realidade das outras grandes cidades de Santa Catarina (veja no quadro). Com mais de 316 mil habitantes, o município tem apenas 10 delegados, 13 escrivães e 61 agentes, o que significa um policial civil para cada 3.762 habitantes.

No início do mês 26 policiais se formaram, somando 3.143 profissionais no Estado. Para o Vale do Itajaí vieram apenas dois, um escrivão para Blumenau e um para Indaial, que devem começar a trabalhar em 10 dias.

Continua depois da publicidade

Segundo a assessora de imprensa da Polícia Civil de Santa Catarina, Izabel Corradini, a corporação trabalha com critérios técnicos para a distribuição de pessoal. Atualmente o concurso público é para todo o Estado e não para determinada região. No ano que vem, 406 delegados substitutos e agentes de polícia serão formados e distribuídos nas delegacias.

– Temos que esperar os policiais se formarem na academia no ano que vem. A demanda é grande. Como o efetivo não é ideal, trabalhamos elencando prioridades. Mas felizmente vivemos uma época em que não há uma onda de crimes – afirma Marchetti

Compare

Confira a média de habitantes por policial em algumas cidades catarinenses

Blumenau

316 mil habitantes

84 policiais civis

Média: um para cada 3.762 habitantes

Florianópolis

433 mil habitantes

317 policiais civis

Média: um para cada 1.366 habitantes

Joinville

526 mil habitantes

174 policiais civis

Média: policial para cada 3.023 habitantes

Lages

156 mil habitantes

95 policiais civis

Média: um para cada 1.642 habitantes

Chapecó

189 mil habitantes

93 policiais civis

Média: de para cada 2.032 habitantes

Criciúma

195 mil habitantes

81 policiais civis

Média: um para cada 2.407 habitantes

Rio do Sul

62 mil habitantes

42 policiais civis

Média: um para cada 1.476 habitantes

Fonte: Sistema Informatizado de Gestão de Recursos Humanos de SC – SIGRH/SC