O casal de aposentados Maria Costa e Natalício Cristóvão utilizam a linha 708 – Coripós frequentemente para ir ao Centro. A partir de hoje eles terão que mudar a rotina. O itinerário não está mais disponível. Agora, o casal que mora na Rua Nicolau Reiter, no bairro Escola Agrícola, terá que utilizar o ônibus que faz a linha 904 – Lúcio Esteves, que agregou a demanda dos passageiros da região da Coripós.

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– Acho legal essa mudança. O Coripós passa na frente da minha casa e o Lúcio Esteves vai continuar passando também. Moramos há 47 anos ali e para nós é muito bom o ônibus na nossa rua. Talvez tenha algum problema com o horário para esperar no ponto, mas isso é algo que a gente vai se acostumando – avalia Maria, de 71 anos.

A mudança é uma das que entram em vigor no transporte coletivo em Blumenau hoje. São alterações que afetarão o trajeto de cinco linhas e acabarão com duas: 708 – Coripós e 706 – 25 de Agosto. Somadas a uma mudança que já está em vigor desde o começo do ano, que juntou em uma rota só as linhas Progresso e Santa Maria, as modificações devem representar uma redução de cerca de 24 mil quilômetros por mês para os ônibus da Blumob. Algo que, segundo a Agência Intermunicipal de Regulação, Controle e Fiscalização de Serviços Públicos Municipais do Vale do Itajaí (Agir), pode significar uma economia de aproximadamente R$ 98 mil mensalmente. O resultado? Impacto na tarifa paga pelo usuário.

As alterações nas linhas fazem parte de um pacote proposto pela Comissão Mista que inclui representantes da Agir, prefeitura, Câmara de Vereadores e Blumob, e que está desde dezembro analisando possibilidades de otimizar custos no transporte público de Blumenau. A ideia, segundo o diretor-geral da Agir, Heinrich Luiz Pasold, é que essas mudanças evitem um novo aumento na tarifa:

– É previsto em contrato um reajuste em dezembro, então é pouco provável que haja uma revisão extraordinária no valor da tarifa antes disso, a não ser que essas mudanças causem uma redução muito grande no valor. É mais provável que afete o reajuste de dezembro – explica.

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Pelas projeções da comissão, o impacto deve ser algo em torno de R$ 0,03 na tarifa atual, o que evitaria um reajuste para cima no fim do ano, mantendo o preço nos atuais R$ 4,05.

POTÊNCIA DE MAIS PARA OS ÔNIBUS

Além da mudança nos itinerários, uma alteração também deve ser feita no contrato, permitindo que a Blumob compre novos ônibus de 180 cavalos de potências. Atualmente, há uma exigência no contrato que os veículos tenham pelo menos 200 cavalos.

A comissão sustenta que é uma potência desnecessária para as rotas e que ônibus mais fracos seriam mais baratos e gastariam menos combustível, também puxando para baixo o cálculo da tarifa.

Outra linha encerrada foi a 706 – 25 de Agosto, que tinha como ponto de partida o Terminal da Proeb. Segundo motoristas e cobradores ouvidos pela reportagem, por muitas vezes o ônibus saía sem nenhum passageiro e apenas em alguns momentos tinha um fluxo maior.

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De acordo com a Blumob, as modificações serão monitoradas e passarão por um período de teste. Caso algum problema seja verificado correções poderão ser feitas:

“Existem diversas linhas do sistema que transitam em rotas similares, paralelas e o objetivo destas modificações é justamente racionalizá-las, considerando sempre a relação da oferta e da demanda. Sabemos que todas as mudanças geram impactos, para uns positivos, para outros nem tanto, mas o intuito sempre será pensar no coletivo”, afirmou a concessionária por meio da assessoria de imprensa.

As novas alterações de horários ainda se somam a outra ação semelhante tomada pelo Seterb, em outubro do ano passado, quando 217 mudanças foram feitas e 83 horários foram retirados. Na época, a justificativa também foi a otimização de tempo e redução de viagens com poucos passageiros.

Linhas que tiveram alteração de trajeto e horário

– Linha 101 – Fidélis (na semana): terá um novo itinerário, indo e retornando ao bairro pela Rua Doutor Pedro Zimmermann. Não atendendo mais os passageiros na Rua 1o de Janeiro. Os usuários que faziam o desembarque na Rua Fritz Koegler devem utilizar a linha 606 – Romário Badia.

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– Linha 101 – Fidélis ( nos sábado, domingo e feriados): o atendimento será em conjunto com a linha 111 – Santa Clara.

– Linha 111 – Santa Clara (sábados, domingos e feriados) variantes Fidélis e Morro da Laguna: o atendimento será em conjunto com a linha 101 – Fidélis.

– Linha 111 – Santa Clara variante 1º de Janeiro (segunda a sexta): atenderá os usuários que fazem o desembarque e embarque na Rua 1o de Janeiro, antes feito pela linha 101 – Fidélis.

– Linha 603 – Tribess: o ônibus não retornará após chegar ao final da Rua Hildo Kasulk. Ele continuará seu trajeto via Loteamento Morada do Sol, saindo na Rua Samuel Morse (túnel) em seguida na Rua Hermann Tribess para depois seguir seu trajeto até o Terminal da Fortaleza. Todos os usuários do bairro Fortaleza Alta deverão fazer o embarque quando o ônibus estiver indo ao destino do antigo ponto final, pois com o novo itinerário o ônibus não retornará pelo mesmo caminho.

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– Linha 904 – Lúcio Esteves: vai atender os usuários que utilizam a linha 708 – Coripós, que será desativada.

Linhas que serão desativadas

– Linha 706 – 25 de Agosto: Não irá mais circular. Passageiros da Rua 25 de Agosto poderão utilizar a linha 300 – Interbairros tanto para ir ao Terminal Aterro quanto ao Terminal Fortaleza; passageiros da Rua Fritz Koegler poderão utilizar a 602 – Fritz Koegler para destino ao Terminal Fortaleza ou a linha 606 – Romário Badia como opção ao Terminal Aterro ou ao Terminal Fortaleza.

– Linha 708 – Coripós: Não irá mais circular. Os usuários serão atendidos pela linha 904 – Lúcio Esteves.

IMPORTANTE

Avisos das alterações dos itinerários estão disponíveis nos ônibus e nas plataformas das linhas. Os usuários também poderão obter informações e tirar dúvidas pelo telefone 0800-008-0900 da BluMob. A empresa também atualizará os dados no Google Maps e aplicativo Moovit.

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