O número de moradores de Blumenau internados com o novo coronavírus em unidades de terapia intensiva (UTIs) é o menor desde 21 de junho. É isso que mostra um levantamento feito pelo Santa com base nos dados divulgados diariamente pela Secretaria de Promoção da Saúde.
Continua depois da publicidade
Nesta quinta-feira (1º), eram seis pessoas hospitalizadas em condição grave, mesmo número de 21 de junho, mais de 100 dias atrás. Esse cenário “positivo”, porém, está diretamente atrelado às mortes que ocorreram nos últimos quatro dias.
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Desde a segunda quinzena de setembro o índice de pacientes internados em UTIs de Blumenau girava em torno de 10 — como você, leitor, pode ver no gráfico abaixo.
A cidade chegou a ficar quatro dias sem registrar uma morte sequer — algo que não ocorria desde o início de julho —, porém nos últimos quatro dias foram quatro vidas perdidas para a Covid-19. Esses óbitos fizeram, consequentemente, com que leitos de terapia intensiva fossem desocupados.
Continua depois da publicidade
Em compensação, não houve novas internações.
Esse gráfico mostra que o pico de internações ocorreu justamente no momento mais delicado da pandemia em Blumenau, entre o fim de julho e início de agosto. Em setembro houve a estabilização tanto do número de novos casos, como também de mortes.
Reflexo disso foi a queda do número de casos ativos, um dos indicadores mais importantes para se entender o contexto da pandemia na cidade. Esse cenário foi suficiente para flexibilizações que foram adotadas pelo Executivo no último mês.
Coronavírus em Blumenau
Blumenau somava, até esta quinta-feira (1º), 13.054 casos de coronavírus. Desses, 12.628 são considerados recuperados da doença — 96,7%. O município ainda registra 153 mortes relacionadas à Covid-19 e 273 casos ativos.
A taxa de letalidade é de 1,17% e a média móvel de novos casos (total da última semana, dividido por sete) é de 36,8. Ao todo, considerando pacientes de outras cidades, são 21 pessoas hospitalizadas. Nove em UTIs e 12 em enfermaria.
Continua depois da publicidade