Dados divulgados pela Epagri/Ciram confirmam que o mês de julho chega ao fim como o mais quente dos últimos 54 anos em Santa Catarina. Na região do Vale do Itajaí, Blumenau se destaca entre as cidades que registraram temperaturas acima do previsto neste inverno.

Continua depois da publicidade

Segundo o cálculo feito pelo órgão, o município registrou anomalia de 2,3°C acima da média de 15,8°C. Em Indaial, o índice ficou 2,4 °C superior à média, recorde desde 1973. Conforme o Alertablu, este é o segundo ano consecutivo que o inverno atinge temperaturas acima das previstas.

A meteorologista do Alertablu Taciana Weber explica que o calor fora de época é causado principalmente pela circulação marítima, que através de sistemas de alta pressão joga a umidade do mar em direção ao Vale e aumenta a nebulosidade.

:: Santa Catarina tem o julho mais quente dos últimos 54 anos

Continua depois da publicidade

– Nos dias de céu nublado a temperatura não cai durante a madrugada porque o calor fica retido na superfície. Já nos dias de céu limpo a variação de temperatura é maior. O calor permanece enquanto o sol está brilhando, mas assim que ele se põe o calor se perde – explica.

Taciana afirma ainda que, no geral, durante o mês de junho as temperaturas oscilaram pouco. Diferente de julho, quando a climatologia previa que a mínima ficaria em torno dos 11 °C e a máxima dos 21 °C, mas os termômetros se aproximaram dos 28 °C. Segundo dados do Alertablu, a temperatura mais baixa dos últimos dois meses foi de 6,2 °C, registrada dia 16 de junho. Já a mais alta, 31,1 °C, ocorreu dia 10 de junho durante o veranico do mês.

O calor em outras cidades do Estado

Urussanga, no Sul do Estado, é o município que estava há mais tempo sem ter um julho tão quente, segundo a Epagri/Ciram. A cidade registrou 3,7°C acima da média climatológica histórica, que é de 12,7°, o que não acontecia desde 1961. No Meio Oeste, Caçador não vivia um julho com mínimas acima da média desde 1987. O valor médio esperado é de 9,2°C e a anomalia está 3,7°C acima deste valor.

Continua depois da publicidade

Videira, que tem uma média mensal de temperatura mínima de 10°C, atingiu 3,4°C acima da normalidade. O maior número desde 1995. Campos Novos e Ponte Serrada tiveram 2,1°C de acima do previsto em média. Desde 2006 e 2001, respectivamente, não era registrado um julho com tão pouco frio.