Blumenau está em alerta para chuvas intensas nos próximos três dias e “condição de tempo severa devido à atuação de diversos sistemas meteorológicos”. O comunicado foi feito pelo Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos da cidade, o AlertaBlu, após a enxurrada que deixou mortos e desaparecidos no Alto Vale do Itajaí.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale do Itajaí. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Às 12h desta quinta-feira (17), o Rio Itajaí-Açu já estava em 5,31 metros em Blumenau — 30 centímetros a mais do que a medição anterior. Durante a manhã, em entrevista ao Santa, o secretário de Defesa Civil da cidade, Carlos Olímpio Menestrina, chegou a dizer que a previsão era de que o nível subisse “pelo menos mais um metro em meio”.

A se confirmar essa tendência, o município entraria na condição laranja do protocolo de enchentes, em situação de alerta, já com ativação do Grupo de Resposta e Ações Coordenadas. Vale lembrar que nas barragens de Taió e Ituporanga, todas as comportas foram fechadas por volta de 2h da madrugada, justamente para evitar uma rápida elevação nos níveis do Itajaí-Alu.

O que diz o AlertaBlu

Confira a previsão do Sistema de Alerta para os próximos três dias em Blumenau.

Continua depois da publicidade

“Na sexta-feira (18/12), a atuação de um cavado (área alongada de baixa pressão) favorece condição para pancadas isoladas de chuva e algumas trovoadas entre o final da tarde e noite.

No sábado (19/12), a chuva prevista é causada pela atuação de um novo cavado (área alongada de baixa pressão) e pelo calor que contribuem para a formação de áreas de instabilidade que trazem condição de pancadas de chuva com trovoadas e risco para temporais isolados com descargas elétricas, rajadas momentâneas de vento intenso e eventual queda de granizo de forma pontual entre a tarde e a noite.

Já no domingo (20/12), a passagem de uma frente fria combinada ao aquecimento superficial favorecem a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde e, novamente, há possibilidade de temporais, descargas elétricas, rajadas fortes e momentâneas de vento, chuva intensa em curto espaço de tempo e queda de granizo de forma pontual”.