Blumenau já contabiliza 1.107 focos do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. O número é quase três vezes mais alto (259%) em relação a todo o ano passado. Até esta segunda-feira (30), 20 pessoas haviam contraído dengue na cidade em 2020.
Continua depois da publicidade
> Receba todas as notícias de Blumenau no seu WhatsApp
Até o momento Blumenau tem 17 casos importados de dengue. Isso significa que os moradores contraíram a doença em outras cidades. Também foram confirmados três casos autóctones, quando a doença é adquirida no município. Foram registradas ainda 140 notificações – casos suspeitos que não se confirmaram após o exame feito nos pacientes.
Em outubro deste ano eram 922 focos, um mês depois, o município teve aumento nos casos, contabilizando mais 95 casos de focos de larvas do mosquito. Ainda no mês de outubro, a prefeitura de Blumenau divulgou que oito bairros da cidade estariam infestados com o mosquito. Um mês depois, esse número ainda é o mesmo.
Os bairros são: Centro, Itoupava Seca, Velha, Victor Konder Vila Nova, Jardim Blumenau, Água Verde e Itoupavazinha e seguem sendo monitorados pelas equipes de fiscalização.
Continua depois da publicidade
Fiscalização
Durante a semana municipal de combate à dengue, que acontece entre os dias 30 de novembro e 4 de dezembro, agentes de saúde irão fiscalizar cemitérios e intensificar ações na cidade. De quarta (2) até sexta-feira (4), as equipes irão até as residências do bairro Ribeirão Fresco, em uma região com cerca de 70 famílias. O objetivo é orientar os moradores e eliminar reservatórios que possam ser criadouros do mosquito.
> Quais as chances de medidas restritivas contra o coronavírus em Santa Catarina após as eleições
Saiba como eliminar criadouros
– Elimine água parada de todos os recipientes;
– Evite usar pratos nos vasos de plantas. Se usá-los, coloque areia até a borda;
– Guarde garrafas com o gargalo virado para baixo;
– Mantenha lixeiras tampadas;
– Deixe os depósitos d’água sempre vedados, sem qualquer abertura, principalmente as caixas d’água;
– Plantas como bromélias devem ser evitadas, pois acumulam água;
– Trate a água da piscina com cloro e limpe-a uma vez por semana;
– Mantenha ralos fechados e desentupidos;
– Lave recipientes com depósito de água, como potes de comida e água dos animais, com escova ou esponja e detergente, no mínimo uma vez por semana;
– Se for necessário que o recipiente fique com água, como no caso de ralos, utilize hipoclorito;
– Retire a água acumulada em lajes;
– Dê descarga, no mínimo uma vez por semana, em banheiros pouco usados;
– Mantenha fechada a tampa do vaso sanitário;
– Evite acumular entulho, pois ele pode se tornar local de foco do mosquito da dengue.