Só nos primeiros sete dias de 2021, Blumenau já soma mais de 1 mil casos e 11 mortes relacionadas ao novo coronavírus. Os dados são da Secretaria de Saúde e expõem uma leve alta nos indicadores da pandemia em relação ao início da semana, quando os números apontavam estabilização

Continua depois da publicidade

Além disso, o total de hospitalizações graves de blumenauenses aumentou, voltando a ficar em mais de 40 pacientes internados em leitos de terapia intensiva.

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Em média, desde o início de 2021, Blumenau registra 154,8 novos diagnósticos da Covid-19 por dia, conforme a média móvel — total da última semana, dividido por sete. 

Apesar de em 1º de janeiro ter havido apenas dois casos confirmados, por conta da baixa oferta de testes tanto na rede pública, quanto na privada, todos os demais dias tiveram ao menos três dígitos de pacientes infectados. 

Continua depois da publicidade

Se essa tendência se mantiver nesta sexta-feira (8), a média móvel saltará, novamente, para um patamar acima de 170.

Essa alta já era prevista por infectologistas como um “rebote” às celebrações de fim de ano e aos descuidos do verão. Depois do novo pico da pandemia em Blumenau, registrado entre os dias 20 e 25 de novembro, a cidade viu os casos despencarem, principalmente a partir de 8 de dezembro. 

Apesar dessa redução de novos diagnósticos diários, as internações se mantiveram altas — acima de 40 blumenauenses em UTI — e as mortes aceleraram. Só em dezembro foram 58 vidas perdidas para a Covid-19 no município, segundo mês mais letal desde maio — quando ocorreu o primeiro óbito.

Coronavírus em Blumenau

Dados divulgados nesta quinta-feira (7) indicam que Blumenau chegou a 33.124 casos confirmados de coronavírus. 

Continua depois da publicidade

Desses, 31.675 são considerados recuperados da doença, um total de 95,6%. 

Ao todo, 266 pessoas morreram por complicações relacionadas à Covid-19 na cidade, o que representa uma taxa de letalidade de 0,80%. São 1.183 casos ativos.