Com 1.050 novos casos de Covid-19 registrados em 24 horas, Blumenau atingiu nesta quinta-feira (13) o maior número de testes positivos para a doença em apenas um dia desde o começo da pandemia. É a primeira vez, também, que o total de diagnósticos para o coronavírus atinge os quatro dígitos em um boletim — o recorde anterior era desta quarta-feira (12), quando foram contabilizados 932 novos casos.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
Em contraste à explosão testes positivos, a cidade chegou ao sexto dia consecutivo sem registro de mortes relacionadas à Covid-19. Em todo ano de 2022, até agora, apenas um óbito foi confirmado pela Secretaria Municipal de Saúde. Uma reportagem publicada pelo Santa nesta quinta-feira (13) trouxe à tona esse indicador e ouviu especialistas sobre o assunto. Para eles, o avanço da vacinação e baixa letalidade da Ômicron são fatores que explicam esse cenário.
A média móvel de novos casos de Covid-19 em Blumenau também chegou ao 11º dia seguido em alta. O número corresponde ao total da última semana, dividido por sete. Esse indicador chegou à marca de 625,1 nesta quinta-feira, o que corresponde ao maior patamar desde março de 2020, quando os números relacionados ao coronavírus começaram a ser divulgados (veja no gráfico abaixo a situação atual).
Outra informação confirmada pelo prefeito Mário Hildebrandt (Podemos) já havia sido antecipada pelo colunista do Santa, Pedro Machado: ambulatórios de médias e grandes empresas de Blumenau serão usados para coleta de testes de Covid-19. Com as unidades de saúde públicas abarrotadas e baixas na equipe de servidores, afastados por suspeita ou contaminação pelo novo coronavírus, a prefeitura decidiu ir buscar socorro na iniciativa privada.
Continua depois da publicidade
Durante a transmissão, Hildebrandt também confirmou que a prefeitura vai firmar convênios com farmácias e laboratórios para testagem. Esses estabelecimentos serão pagos pelo município para isso. Outra ação é a retomada dos cinturões noturnos de fiscalização, para evitar embriaguez ao volante, acidentes e, como consequência, internações em UTI não relacionadas à pandemia.