Treze times iniciaram a disputa e agora apenas quatro ainda alimentam as chances de conquistar o título do Campeonato Catarinense Masculino de Basquete. As equipes de Blumenau, Brusque, Joinville e Videira disputam entre esta quinta-feira e sábado, no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, o final four do Estadual.
Continua depois da publicidade
Os times jogam entre si e quem tiver o melhor desempenho fatura a taça. Atuais bicampeões, os donos da casa buscam o terceiro título consecutivo. Vice nas últimas duas edições e dono da melhor campanha entre os finalistas, Brusque tenta estragar a festa blumenauense. Maior papa títulos do basquete em Santa Catarina, com 13 troféus, Joinville tenta surpreender, assim como Videira, que nunca ergueu a taça.
O Santa preparou um resumo da campanha dos quatro finalistas até aqui. Confira:
Atual bicampeã, a equipe de Blumenau (Apab/FMD) luta para manter a hegemonia no Estadual e levantar a sexta taça desde 1995, quando a Federação Catarinense de Basketball (FCB) foi criada. Com um time jovem, recheado de garotos revelados nas categorias de base e reforçado com peças pontuais, a Apab oscilou de rendimento ao longo da primeira fase, quando perder para São José, Joinville e Brusque. O time se reabilitou no triangular semifinal com duas vitórias e chega em alta para o final four.
Continua depois da publicidade
Apesar de não ter a melhor campanha entre os classificados, o time do técnico Christian Nau tem a vantagem de decidir o título diante da própria torcida. No entanto, por determinação da FCB, as partidas serão disputadas no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, e não na S.R.E. Ipiranga, onde o time treina e atuou na primeira fase.
Um dos destaques do time é o ala Luiz Henrique Semmke dos Santos. Até aqui, ele marcou 265 pontos em 12 partidas, uma média de 22,08 por jogo.
Dona da melhor campanha entre os classificados para o final four, a equipe de Brusque vai à quadra do Ginásio Galegão em busca da quarta taça do Campeonato Catarinense. Vice-campeã nas últimas duas edições da competição, a equipe brusquense tenta dar o troco em cima dos donos da casa, para quem perdeu.
Continua depois da publicidade
Curiosamente, o último título estadual de Brusque, em 2013, foi conquistado diante dos algozes blumenauenses, na casa do adversário. Para repetir o feito, tentará reeditar o desempenho do último jogo da primeira fase, quando venceu a Apab/FMD, no ginásio da S.R.E. Ipiranga, assegurou a primeira posição do Grupo A e derrubou os blumenauenses para o terceiro lugar.
A equipe brusquense chega embalada por uma sequência de sete vitórias. O principal pontuador do time é Durval Alves Prado Cunha: em 12 jogos, ele anotou 134 pontos, uma média de 11,17 por jogo. Ele é seguido de perto por Rodrigo Gomes da Silva, que marcou 130 pontos em 11 partidas, média de 11,82.
Maior papa títulos do basquete em Santa Catarina, com 13 troféus – nove delas entre 2004 e 2012 -, Joinville passa por um momento de reestruturação e reposicionamento no cenário. A mudança começa pelo novo comando do time. George Rodrigues Salles deixou o Vale do Itajaí nesta temporada e trocou Brusque pelo Norte do Estado.
Continua depois da publicidade
Com um grupo que mescla jovens talentos e jogadores experientes, como o ala-pivô Olívia, 37 anos, e o pivô Paulão, 39, a equipe joinvilense oscilou de desempenho ao longo do torneio, como na vitória sobre Brusque, fora de casa, e a derrota para São José, diante da própria torcida. Ainda assim, a equipe mostrou ao longo da competição que tem condições de surpreender e voltar a levantar a taça.
Para isso, conta com as mãos precisas e os arremessos certeiros de Lucas Gabriel Vezaro. O garoto de 19 anos é o cestinha da equipe na competição, com 229 pontos marcados em 12 partidas, média de 19,08 por jogo.
Surpresa? Azarão? Defina como você quiser. Certo é que a equipe de Videira é a única entre os sete representantes que integraram a Chave B da primeira fase do Estadual que chegou à reta final da competição. Dono de dois vices, em 2008 e 2009, o clube do Oeste do Estado tenta se firmar como uma nova força em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Entre vitórias e derrotas na primeira fase, garantiu a classificação para etapa semifinal com o 3º lugar do grupo. No triangular semifinal, levou a melhor no embate regional com Concórdia e avançou para o final four. A princípio, a equipe chega como uma incógnita, principalmente porque até aqui enfrentou apenas o time de Brusque entre os demais participantes da fase final.
O elenco é jovem e tem entre os destaques os arremessos precisos de Rafael Fenili. O atleta de 20 anos é o principal pontuador do time, com 240 pontos anotados em 14 atuações, média de 17,14 por jogo.