Durante a colonização da América, culturas opostas se encontraram. De um lado os europeus, desbravadores do novo mundo. Do outro os indígenas, que por aqui já estavam há milhares de anos. Esse embate, as diferenças, as lutas, são parte do enredo da peça “2 Mundos”, que abre na noite desta sexta-feira o Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib), em Blumenau. O espetáculo não tem diálogo, aposta na percepção dos sentidos para atrair a atenção do público e é uma das 13 apresentações que ocorrerão durante oito dias do evento.
Continua depois da publicidade
De autoria de Maria Soledad Garcia e dirigida por Alexandre Fávero – da Cia. Lumiato Teatro de Formas Animadas, de Brasília (DF) –, a peça será apresentada no Auditório Heinz Geyer, no Teatro Carlos Gomes, em dois horários: às 15h, voltada para alunos de escolas que se inscreveram para participar, e à noite, às 19h, quando o espetáculo é aberto ao público e de graça. Pais que quiserem levar os filhos precisam apenas chegar ao menos 30 minutos antes para garantir lugar. Para uma das organizadoras do evento e presidente do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti), Maria Teresinha Heimann, embora algumas peças aparentem ter um quê infantil, qualquer faixa etária pode prestigiá-las.
– Os espetáculos que a gente oferece no festival não têm idade. Qualquer pessoa pode assistir, se divertir, e até sonhar com as imagens e as experiências. E tem outro lado positivo, que é o de estar ligado à dramaturgia e outras questões da arte, como o enredo, a cenografia, as luzes, as sombras – aponta Teresinha.
Além de Brasília, há grupos teatrais que vêm de São João de Meriti (RJ), Fortaleza, (CE), Belo Horizonte (MG), Goiânia (GO), São Paulo (SP), além de alguns da região, como Rio do Sul, Criciúma, Gaspar, Florianópolis e, claro, Blumenau. A expectativa dos organizadores é de que o Fenatib receba mais de 15 mil pessoas, consolidando o evento como um dos principais voltados ao público infantojuvenil do país. Na avaliação do presidente da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), Rodrigo Ramos, é uma oportunidade para o Vale do Itajaí ter uma experiência alternativa na dramaturgia.
– Os espetáculos deste ano têm uma abordagem e uma qualidade técnica muito bom. O principal impacto é mostrar que Blumenau ainda é um cenário interessante no teatro infantil. Importantes grupos nos procuram. Não há outro festival no Brasil que faça o que o Fenatib faz – ressalta Ramos.
Continua depois da publicidade
Mostra Regional com peças de Blumenau é a novidade
Uma das novidades para a 22ª edição do Fenatib é a participação de peças locais, com o objetivo de valorizar a cena do Vale do Itajaí. A Mostra Regional de Teatro para Crianças e Jovens, que ocorre paralelamente ao evento principais, traz três espetáculos nos dias 5 e 6. No domingo, às 10h30min, no Cine Teatro Edith Gaertner (anexo à FCBlu), a Cia Arteatroz apresenta “Ozônio” e “Clássicos do Teatro”. Pouco depois, às 14h30min, no mesmo local, a Cia Macadame apresenta ao público “Fritz Müller no Vale das Descobertas”. Já na segunda-feira, dia 6, às 10h30min é a vez de “Rosas vs. Cravos”, do grupo A Crista.
– Com essa mostra a gente quer estimular a produção de teatro de estudantes, principalmente em escolas públicas. Isso está ligado justamente à didática, já que o festival deste ano voltou-se para a temática que envolve teatro e educação – destaca Maria Teresinha Heimann.