Blumenau se transformará na capital catarinense do futebol americano sábado. A partir das 15h, o Estádio do Sesi será palco da decisão do Campeonato Estadual. Conhecido pelos fãs como SC Bowl, o torneio chega à 10ª edição este ano e para celebrar o momento a organização prepara uma grande festa.

Continua depois da publicidade

Será instalado um telão de LED no estádio, que vai mostrar lances do jogo ao vivo, haverá narração oficial e sorteio de brindes – entre eles uma moto – para o público, que não vai pagar nada para entrar. A partida também será transmitida pela internet para os fãs que não puderem ir ao estádio.

Em campo, o Timbó Rex – dono da melhor campanha na fase de classificação, com vitórias nos quatro jogos que disputou – enfrentrá o São José Istepôs, atual bicampeão. Na primeira fase, o T-Rex levou a melhor no duleo entre as equipes ao vencer por 27 a 0. Sábado os times entrarão em campo motivados pela premiação. Além da taça de campeão, quem vencer leva para casa um carro zero quilômetro, mais R$ 10 mil. O vice fica com R$ 5 mil.

Apesar do placar elástico no duelo anterior, o presidente do clube de Timbó, Igor Rick, deixa o favoritismo de lado.

Continua depois da publicidade

– Temos que ter tranquilidade e pés nos chão. A gente tem noção da dificuldade do jogo e sabe que eles têm uma equipe experiente. Temos muitos atletas novos, que nunca jogarão uma decisão e o time eles vai saber explorar os nossos erros – comenta.

Time de São José busca o tricampeonato estadual

João Gabriel Crema, presidente do São José Istepôs, ressalta que a experiência do grupo joga a favor, mas mesmo assim prevê um confronto duro.

– Já nos enfrentamos no campeonato e não estávamos com o time bem encaixado. Agora é um jogo totalmente diferente. Vale título e a gente vai dar a vida para buscar o tricampeonato – diz.

Continua depois da publicidade

Apesar de o futebol americano ganhar cada vez mais adeptos no Brasil, em especial no Vale, muita gente ainda não tem intidade com o jogo da bola oval. Se esse é o seu caso, o Santa quebra o galho e te ajuda a entender as principais regras do jogo para você ir ao Sesi e não ficar boiando.

Principais regras do jogo

– Cada time atua com 11 atletas em campo.

– Dentro dos times, existem atletas especializados em atacar e outros em defender. Por isso, existe a troca completa de jogadores quando um dos times perde a posse de bola.

– A partida tem 60 minutos e é dividida em quatro tempos, com 15 minutos de duração cada.

– O time que está atacando tem três chances para avançar 10 jardas, seja com um passe (apenas para os lados ou para frente) ou corridas.

Continua depois da publicidade

– Caso o time que tem a bola não ganhe as 10 jardas em três tentativas, ele tem duas opções: chutar a bola de volta para o adversário ou arriscar a quarta oportunidade, sob pena de entregar a posse de bola para o adversário mais perto do seu próprio gol.

– O objetivo principal é atravessar o campo do adversário e chegar à linha final para conquistar um touchdown, que vale seis pontos.

– Ao conquistar esse objetivo, a equipe tem duas opções: chutar a bola no gol, que é em formato de “Y” e tem a base a 3 metros de altura do chão, para conquistar um ponto extra; ou arriscar mais uma jogada da linha de 20 jardas na tentativa de somar dois pontos.

Continua depois da publicidade

– Caso o time que está atacando se aproxime da linha final, mas não consiga invadi-la para conquistar o touchdown, é possível arriscar um chute. Chamado de field goal, caso o chute cruze o ‘Y”, ele vale três pontos.

– Em meio as jogadas para conquistar as 10 jardas, caso o time que está defendendo consiga desviar a bola e ela fique em jogo, o momento é classificado como fumble. É como se fosse um roubo de bola. A partir daí, a posse muda e quem estava defendendo passa a atacar.

– Quando uma jogada termina, os jogadores têm 40 segundos para começar a próxima jogada. Caso esse tempo seja extropolado, há punição.

Continua depois da publicidade

– Caso um jogador com a posse da bola seja derrubado dentro da sua própria zona de pontuação ou o time cometa alguma falta, o adversário soma dois pontos.