Erguido na década de 1970, o ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, foi palco de muitas glórias e outras tantas derrotas do esporte de Blumenau. A noite desta sexta-feira marcará o início de um novo capítulo da história, em especial para o basquete.

Continua depois da publicidade

Aos 37 anos, o ala-pivô blumenauense Ricardo Probst entrará pela primeira vez na quadra do ginásio vestindo a camisa da terra natal. Quase duas décadas depois de deixar a cidade para brilhar pelos principais times de basquete do país e também defender a Seleção Brasileira mundo afora, Ricardinho, como é chamado carinhosamente por amigos e familiares, faz a estreia no Galegão.

A noite no Galegão será de reencontro. Probst voltará a defender o time de Blumenau, e o basquete da cidade retorna ao ginásio, para a disputa da fase final da Copa Santa Catarina. Depois de lotar o ginásio no fim dos anos 1990 e início de 2000, quando o Ipiranga/Badesc disputou a Liga Nacional, os dirigentes da modalidade trabalham para repetir a fórmula, em busca de uma vaga na elite do basquete nacional (NBB) na próxima temporada. E a Copa SC pode ser o início desse processo.

A primeira partida do torneio será nesta sexta-feira, às 19h, entre as equipes de Brusque e Concórdia. Na sequência, por volta das 20h30min, os blumenauenses enfrentam Videira. A competição segue com partidas sábado e domingo. A entrada é franca.

Continua depois da publicidade