Ia, ia, ia, ô! Calma, ainda faltam alguns dias para matar a saudade da Oktoberfest, em Blumenau, e poder sair por aí cantando as músicas típicas da festa. Neste ano, o evento que inicia quinta-feira e segue até dia 20 está cheio de novidades para arrancar suspiros e elogios do público. Mas, enquanto os festeiros não são oficialmente liberados para tomar conta do Parque Vila Germânica e conhecer as atrações, operários não economizam energia e atenção para deixar tudo nos trinques. O mesmo ocorre no comércio, que investe em uma decoração especial para atrair mais vendas.
Continua depois da publicidade
>> Veja aqui como será cada espaço da Vila Germânica durante a Oktoberfest
>> Confira a página especial do Santa sobre a Oktober
Uma das novidades na Vila Germânica é a construção de uma Praça de Alimentação na área externa, que chega a ocupar uma parte da Rua Alberto Stein. Presidente da Vila Germânica e secretário de Turismo, Ricardo Stodieck explica que já havia praças de alimentação na área externa, mas que agora elas foram agrupadas, melhorando as condições de trabalho, de higiene e também para o público.
– Na praça, teremos bancos com encostos para que as pessoas possam comer e descansar. O espaço é coberto por uma tenda – diz.
Continua depois da publicidade
Decoração contará história da cerveja
Na decoração, mais novidades. Os três setores vão remeter à produção da cerveja. Nos tetos, fitas coloridas. Lonas que trazem imagens da produção da cerveja e da cidade estão sendo colocadas para dar charme aos ambientes.
O Biergarten também estará de cara nova. A decoração terá elementos da agricultura cervejeira e muito verde. E ele não deixará de existir depois da Oktober:
– O Biergarten vai ficar montado até fevereiro, na Sommerfest.
Lojas também se preparam para chegada da festa
Não é apenas a Vila Germânica que se prepara para receber a Oktoberfest. Nas ruas centrais, já é possível ver o clima da festa nas vitrines e até nos telhados. Sexta-feira, o eletricista Josemar Rosa, que aproveita para ganhar um dinheiro extra fazendo decorações para datas especiais, trabalhava para deixar uma loja da Rua XV no clima da festa:
– Eu tenho algumas ideias, o cliente tem outras. Aí junta tudo e a gente cria uma decoração especial.
Continua depois da publicidade
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Paulo César Lopes, orienta que os lojistas aproveitem da melhor maneira possível a Oktober. Cita que a decoração é um ponto que chama a atenção dos turistas:
– A nossa recomendação é para que até o pessoal das lojas seja uniformizado com traje típico, sendo assim uma forma de chamar ainda mais atenção.
Lopes salienta, ainda, que a festa é o início das vendas de fim de ano. Diz que muitas lojas contratam funcionários temporários e acabam ficando com eles até o Natal.