Blumenau saiu oficialmente da situação de enchente no começo da manhã desta terça-feira (10). A cidade enfrentava uma cheia desde sábado (7), quando o Rio Itajaí-Açu passou dos 8 metros, o que configura o fenômeno. O pico foi na madrugada de domingo (8), quando a altura da água chegou a 10,19 metros.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O nível passou a baixar lentamente na manhã de segunda-feira (9) e chegou aos 7,97 metros às 6h desta terça. Às 11h a régua marcou 7,57 metros, conforme dados da prefeitura. Na noite de segunda (9), o prefeito Mário Hildebrandt explicou que as equipes da Defesa Civil continuam em estado de prontidão, já que o solo segue encharcado e o risco é alto para deslizamentos.
Entre quarta-feira (4) e fim de tarde desta segunda, a Defesa Civil municipal registrou 331 ocorrências, sendo 209 por deslizamentos. Em 90 casos a lama invadiu as ruas e chegou a bloquear totalmente ou parcialmente as vidas.
Blumenau mantém volta da Oktoberfest 2023 para quarta-feira
Continua depois da publicidade
Nova enchente?
O primeiro “ciclo” da cheia em Blumenau foi entre quarta e quinta-feira, quando o pico foi de 8,78 metros, com posterior queda. Depois, o nível voltou a subir e a situação de enchente recomeçou no sábado, com fim nesta terça.
A preocupação por um terceiro “ciclo” ocorre devido à previsão de mais chuva para esta semana. Segundo a Defesa Civil do Estado, na quarta (11) e quinta-feira (12), uma nova frente fria volta a deixar o tempo instável em toda Santa Catarina.
AO VIVO: Veja o nível do Rio Itajaí-Açu no Centro de Blumenau
Apesar disso, até o momento não há indicativo de uma nova enchente na cidade nos próximos dias, ressaltou Hildebrandt. As projeções serão atualizadas e divulgadas constantemente, se houver necessidade.
As chuvas devem chegar pelo Oeste e áreas próximas ao Rio Grande do Sul entre a manhã e a tarde de quarta (11), avançando para as demais regiões no decorrer do dia e se mantendo ao longo da quinta-feira (12), diz ainda a meteorologia da Defesa Civil de SC. Os acumulados de precipitação devem variar de 50 a 80 milímetros em média em todo o Estado, com pontuais que podem ultrapassar os 100 milímetros.
Continua depois da publicidade
O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas, destelhamentos e danos à rede elétrica. Na sexta-feira (13), à medida que a frente fria se afasta, as chuvas perdem força gradualmente, mas ainda se mantêm com fraca intensidade em boa parte das regiões.
Volta à normalidade em Blumenau
Com o tempo mais estável nesta segunda e terça-feira, serviços que haviam sido afetados voltam à normalidade. No transporte coletivo, apenas as linhas 302 (Ristow) e a 404 sofrem alterações. A primeira não atende a variante Hermann Barthel por conta de uma queda de barreira em parte da pista e a segunda circula apenas até a Estação de Tratamento (ETA) 3.
Blumenau decreta situação de emergência por conta das chuvas
O Cedap, Cerest e Vigilância Sanitária, que não puderam funcionar na segunda, voltam ao atendimento normal nesta terça. As aulas ocorrem normalmente na rede municipal, assim como as consultas em unidades de saúde.
A cobrança da Área Azul segue suspensa, mas o serviço volta a exigir pagamento a partir desta quarta-feira (11).
Continua depois da publicidade
Leia mais
Prazo de 24 horas para Estado atestar segurança da barragem de José Boiteux é suspenso