O uso de máscara em hospitais e postos de saúde de Blumenau deixou de ser obrigatório na última sexta-feira (27). A prefeitura revogou uma portaria que determinava a utilização da proteção individual para profissionais e usuários do sistema de saúde por conta da pandemia da Covid-19. Uma nova portaria apenas recomenda a utilização de máscara em caso de sintomas gripais e respiratórios.

Continua depois da publicidade

Receba notícias do Vale do Itajaí pelo WhatsApp

O secretário de promoção da saúde, Marcelo Lanzarin, argumenta que a decisão foi tomada por conta da melhora no cenário epidemiológico. Ele afirma que os casos de Covid estão estabilizados e mais de 78% da população já está devidamente imunizada.

— Por este motivo, nós optamos por flexibilizar o uso da máscara. Para tomar essa decisão, nós consideramos as últimas quatro semanas epidemiológicas, que indicam tendência de estabilização da doença e diminuição da circulação do vírus — explica.

A partir da portaria 951, que revoga a anterior, de número 933, o uso de máscara passa a ser facultativo para todos os profissionais e usuários que prestam assistência no serviço público em saúde ambulatorial, pré-hospitalar e/ou hospitalar, independente das atividades realizadas. 

Continua depois da publicidade

Servidores da Câmara de Blumenau reivindicam canal para denúncias de assédio

No entanto, ainda há a recomendação para que a proteção seja utilizada em caso de sintomas gripais e respiratórios, que podem indicar contaminação pelo coronavírus. Para as pessoas com maior vulnerabilidade à doença, como gestantes, idosos, imunodeprimidos e pacientes com comorbidades, a utilização da máscara continua sendo indicada.

Lanzarin ainda ressalta que outras atitudes importantes relacionadas à prevenção ainda devem ser incentivadas, como lavar as mãos com água e sabão ou álcool em gel e manter os ambientes arejados.

Covid em Blumenau

Segundo painel do coronavírus nesta terça-feira (31), Blumenau contabiliza 142.883 casos confirmados de Covid-19. São 145 a mais do que o registrado há duas semanas atrás, no dia 18 de janeiro.

Posse de deputados e senadores terá esquema segurança reforçado após atos golpistas

Ao todo, a prefeitura de Blumenau já fez 529.280 testes para diagnosticar a doença. Entre os casos positivos, 283 pacientes estão em tratamento. Destes, 2788 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Continua depois da publicidade

Dos casos em análise e confirmados de Blumenau, cinco pacientes estão hospitalizados, um, em Unidade de Terapia Intensiva (UTI), e quatro pacientes encontram-se em enfermaria. A taxa de ocupação é de 1,5% e 2,3%, respectivamente.

Leia também

VÍDEO: grupo que invadiu condomínio e matou 2 em Joinville abandona rádios e munição em terreno

Quem é o empresário de salões de luxo em SC que matou a tiros cliente de bar