Tudo bem que não foi aquela temperatura congelante que muita gente imagina, mas Blumenau registrou nas primeiras horas da manhã desta quinta-feira (28) o dia mais frio do ano até agora.

Continua depois da publicidade

Às 7h15min, conforme dados do Sistema de Monitoramento de Alerta e Eventos Extremos (AlertaBlu), os termômetros indicavam 9,7 °C. Até então, o menor índice havia sido 10,1 °C, dia 7 deste mês. Em pontos mais altos da cidade, claro, a temperatura foi ainda menor, na casa dos 8 ºC.

A previsão do tempo indica que o friozinho continua na cidade, mas nem tão intenso como no amanhecer desta quinta. Conforme o AlertaBlu, a tendência é de que a mínima na sexta-feira (29) fique na casa dos 10 °C e, no sábado (30), 11 °C. Já no início da próxima semana, os modelos indicam que as temperaturas mais baixas ficarão em torno de 15 °C.

> Quer receber notícias do Santa por WhatsApp? Clique aqui e entre no grupo do jornal

No Vale do Itajaí, quem ficou com o filamento de mercúrio mais baixo próximo a Blumenau foi Benedito Novo, com 4,1 °C. No Alto Vale, porém, os termômetros despencaram ainda mais. Em Rio do Campo chegou a fazer 2,3 °C às 7h, conforme a Epagri/Ciram. Ituporanga teve 3,5 °C e Petrolândia, 4 °C.

Continua depois da publicidade

Temperaturas negativas na Serra

Na Serra Catarinense, ao menos três municípios tiveram temperaturas negativas nesta manhã. Destaque para Bom Jardim da Serra, com -3,6 °C. Urupema (-2,2 °C) e Urubici (-1,3 °C) completam a lista das cidades abaixo de zero na região. Rio Negrinho (-0,5 °C), Monte Castelo (-0,8 °C), Frei Rogério (-1,3 °C), Ponte Alta do Norte (-1 °C) e Curitibanos (-0,4 °C) completam o ranking dos friorentos do dia em SC.