O blumenauense sofreu com o calor nesta quarta-feira. Os termômetros bateram o recorde e a cidade registrou a maior temperatura do ano, com 40,8 ºC. A temperatura é 3,2 graus maior do que a marca registrada em março deste ano, que foi de 37,6 ºC. A sensação térmica registrada na cidade chegou a 45 ºC, às 17h30min.

Continua depois da publicidade

A temperatura foi registrada às 17h pela estação do AlertaBlu que fica no Parque Ramiro Ruediger. Por conta do forte calor, a previsão do tempo é de pancadas de chuva com risco de temporais no final do dia.

O calor deve continuar forte nesta quinta-feira. De acordo com a previsão do AlertaBlu, o dia terá predomínio de sol entre nuvens e calor acentuado à tarde. No fim do dia, áreas de instabilidade formadas em virtude do calor provocam pancadas de chuva com trovoadas e descargas elétricas. Ventos fracos a moderados também se farão presente no fim do dia. A temperatura mínima oscila entre 21 °C e 23 °C e a máxima fica entre 34 °C e 36 °C.

Estação da Furb registra 41,0 °C e iguala marca recorde do mês desde 1968

Além do sistema Alertablu, a temperatura em Blumenau também é monitorada pelo Centro de Operação do Sistema de Alerta do Vale do Itajaí (Ceops), na estação localizada no campus 1 da Furb. Neste local, a leitura das 16h apontou a temperatura de 41,0 °C.

Continua depois da publicidade

O número igualou o recorde de temperatura mais quente em um mês de dezembro. Em 1968, os termômetros também haviam registrado 41,0 °C. O valor superou até mesmo as temperaturas de dezembro de 2013, período em que uma onda de calor atingiu a região e permaneceu até o início do ano seguinte. Naquela ocasião, a temperatura mais alta registrada nos dias de dezembro foi de 40,7 °C.

O técnico hidrometrista do Ceops, Mario César de Oliveira, explica que o calor desta quarta-feira é provocado porque uma massa de ar muito seco atua em todo o Sul do Brasil e não avança, dando lugar à chuva e ao vento frio. A expectativa é de que nesta quinta-feira o calor se repita e somente no domingo o ar frio comece a quebrar o bloqueio, alterando o clima para chuvas no fim da tarde e amenizando as temperaturas, situação que deve permanecer ao longo da segunda quinzena do mês.