A situação da dengue tem gerado preocupação em Blumenau, no Médio Vale do Itajaí. O número de focos do mosquito Aedes aegypti aumentou 39,8% se comparado os dados dos primeiros meses de 2021 com os registros feitos agora. Já são 94 pessoas com a doença e 17 bairros considerados infestados.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp

De acordo com a Secretaria Municipal de Promoção da Saúde, de 1º de janeiro a 22 de março deste ano, Blumenau contabilizou 1.677 focos do mosquito. No mesmo período de 2021, o quantitativo era 1.199.

A coordenadora do Programa de Combate à Dengue, Eleandra Casani, conta que atualmente 213 pessoas aguardam o resultado do exame para saber se estão ou não com a doença.

O número de blumenauses com diagnóstico confirmado até o momento chega a 94. Destes, 81 foram picados pelo mosquito na cidade e 13 contraíram a doença em outro município. Três pessoas estão internadas em enfermaria.

Continua depois da publicidade

No ano passado inteiro foram apenas 35 casos confirmados na cidade. 

Dos 35 bairros de Blumenau, 17 são considerados infestados pelo Aedes aegypti (veja lista abaixo) e são monitorados diariamente. O bairro Escola Agrícola concentra 50% dos locais de contaminação.

Confira lista de bairros infestados

Água Verde

Centro

Salto

Escola Agrícola

Garcia

Fortaleza

Itoupavazinha

Itoupava Norte

Itoupava Seca

Jardim Blumenau

Ponta Aguda

Salto do Norte

Tribess

Velha

Velha Central

Vila Nova

Victor Konder

Força-tarefa para contralar a situação

A prefeitura de Blumenau informou que a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) deve usar um caminhão para aplicar Ultra Baixo Volume (UBV), popularmente conhecido como fumacê, na região das ruas Engenheiro Weitnauer e Maria Balbina Zimmermann, na Escola Agrícola.

A ação é um reforço ao trabalho que vem sendo feito desde janeiro pelos agentes de endemias nos bairros em que há a combinação de dois fatores: a presença do mosquito contaminado e do paciente com diagnóstico confirmado.

Os profissionais vestem uniforme específico para a própria segurança e aplicam uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de um agrotóxico que elimina a maior parte dos mosquitos adultos.

Continua depois da publicidade

O Programa de Combate à Dengue de Blumenau tem cerca de 60 profissionais para fiscalização e orientação dos moradores. Os agentes estão identificados com uniforme e crachá com nome e matrícula do profissional contratado pela prefeitura. As fotos de todos os agentes estão disponíveis no site da prefeitura.

Entretanto, o trabalho de combate ao mosquito – que transmite também febre amarela, zika e chikungunya – é coletivo. Além de cuidar para não ter criadouros em casa, a população pode denunciar locais com possíveis focos do mosquito no telefone 156, na opção 4, ou pelo telefone 3381-7770.

Leia também

> Barragem de Botuverá tem prazo para começar a ser erguida; veja como vai funcionar

> Projeto de condomínio de R$ 30 milhões e 300 apartamentos está em análise em Blumenau

> Apartamento na praia em SC pode custar o preço de um carro com propriedade compartilhada