Blumenau registrou nesta terça-feira (11) 732 novos casos de Covid-19. O número, referente às últimas 24 horas no município, é o maior desde o início da pandemia, de acordo com dados da Secretaria de Saúde. Até então, o recorde era de 24 de novembro de 2020, 13 meses atrás, quando foram contabilizados 694 testes positivos da doença.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa

Esse total de novos pacientes infectados com o coronavírus reflete o momento vivido em Santa Catarina. Desde o início do ano, o Estado vem registrando alta de casos, com longas filas de pessoas à procura de testagem nas maiores cidades, como Florianópolis, Joinville e Blumenau. 

Nesta segunda-feira (10), por exemplo, eram mais de 20 mil casos ativos em SC, maior índice em seis meses.

> Leia também: Blumenau suspende testagem de Covid-19 em terminais de ônibus

Continua depois da publicidade

> E mais: Blumenau tem fim de semana de AGs lotados e com portas fechadas antes do horário

Em Blumenau, conforme dados do município que serão contabilizados ainda nesta semana pela Secretaria de Estado da Saúde, o total de casos ativos chegou a 2.580. É o maior número de pessoas com a doença na cidade desde 5 de dezembro de 2020. Esse indicador vem em ascensão desde o dia 2 deste mês, quando eram apenas 223. 

O gráfico abaixo mostra a evolução de pacientes em tratamento nos últimos nove dias.

A média móvel de novos casos, que é o total da última semana dividido por sete, também registra alta considerável desde o Ano-Novo. Com os 732 testes positivos desta terça-feira, o índice chegou a 463,7, maior desde o começo da pandemia. Na prática, Blumenau nunca teve tantos diagnósticos positivos para a Covid-19 como no início de 2022. O gráfico abaixo dá a dimensão da situação no município.

Apesar do total de casos confirmados e a média móvel terem disparado neste início de 2022, Blumenau já chega a quatro dias consecutivos sem registros de mortes por Covid-19. Desde o dia 1º de janeiro, apenas um óbito relacionado ao coronavírus ocorreu na cidade, conforme dados da Secretaria Municipal de Promoção da Saúde. 

O número de blumenauenses em UTI Covid também vem em queda: eram 15 em 5/1; caiu para 13 em 6/1; 12 em 7/1; 10 nesta segunda; e 8 nesta terça-feira (11).

Continua depois da publicidade

Serviço

Confira abaixo informações sobre vacinação, atendimento e testagem em Blumenau.

Vacinação Covid-19 em Blumenau

Para a primeira dose, não precisa de agendamento. Para pessoas entre 12 e 17 anos ocorre nos Ambulatórios Gerais. Para pessoas acima dos 18 anos, nos AGs e nos postos de saúde listados aqui, pois nem todos os ESFs contam com sala de vacina.

Segunda dose: não precisa de agendamento. Ocorre exclusivamente nos Ambulatórios Gerais.

Dose de reforço: precisa de agendamento apenas para quem vai tomar Pfizer. Aplicação acontece nos AGs e em 15 postos de saúde, listados abaixo.

  1. ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);
  2. ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);
  3. ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);
  4. ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);
  5. ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 – Água Verde);
  6. ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);
  7. ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);
  8. ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);
  9. ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);
  10. ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);
  11. ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);
  12. ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande);
  13. ESF Walter Reiter (Rua Guilherme Poerner, 1280 – Velha)
  14. ESF Hasso Müller (Rua Hermann Tribess, 457 – Tribess);
  15. ESF Alfredo Hoess (Rua Max Hauffe, 432 – Vila Itoupava).

Continua depois da publicidade

Agendamento de vacina da Covid-19 em Blumenau

Neste momento, é exigido agendamento apenas para a aplicação da dose de reforço do laboratório Pfizer. A prefeitura libera um número específico de doses para a semana e a marcação pode ser feita através da internet e também pelo Alô Saúde, no telefone 156 (opção 2). Se a pessoa for tomar a dose de reforço da Janssen, Coronavac e Astrazeneca não precisa marcar, é só ir a um dos AGs ou nos 15 ESFs listados acima.

Teste e atendimento de Covid-19 em Blumenau

Pacientes com suspeita de Covid-19 podem buscar atendimento na unidade de saúde mais perto de casa. Ou seja, não precisa ir exclusivamente aos AGs. As pessoas podem se dirigir aos postos, chamados de ESFs. A lista com os endereços e horários de funcionamento está disponível aqui. Nestes locais, caso o paciente se enquadre nos critérios, é feito o teste.