Blumenau registrou ao menos 22 deslizamentos na madrugada desta quinta-feira (1º) e já soma 84 escorregamentos desde o dia 27 de novembro. Há, ao todo, 17 pessoas desalojadas por conta de ocorrências nas ruas Epitácio Werner, na Itoupava Central, e Augusto Groh, na Nova Esperança. Não há registro de feridos em ocorrências relacionadas às chuvas na cidade.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Ao todo, conforme dados do sistema de monitoramento de Blumenau (AlertaBlu), choveu no município em seis dias 227,4 milímetros — o que equivale a 227,4 litros de água por metro quadrado. Algumas regiões como a Itoupava Central (337,4 milímetros), a Tatutiba (316,4 milímetros), Itoupavazinha (304,2 milímetros) e o Fidélis (303,8 milímetros), registraram mais precipitação em seis dias do que a média de dois meses.
Leia também: Homem morre soterrado no quintal de casa em Brusque, confirmam bombeiros
E mais: Deslizamentos deixam dezenas de famílias isoladas em Brusque e aulas são suspensas
Continua depois da publicidade
Ainda de acordo com o AlertaBlu, a possibilidade de deslizamentos nas Itoupavas, no Badenfurt e na região da Fortaleza é considerada “muito alta”, justamente por conta do volume de chuva acumulado nesse período. Para os demais bairros, a probabilidade de escorregamento é considerada alta. A Defesa Civil pede que a população esteja atenta a sinais como movimentação de solo e barulho de galhos quebrando, que podem indicar escorregamentos. O telefone é o 199.
Nível do Rio Itajaí-Açu em queda
Apesar da chuva na região, o nível do Rio Itajaí-Açu está em queda desde as 22h de quarta-feira (31) e atingiu às 10h desta quinta 4,07 metros, em estado de atenção. Neste momento, portanto, o nível do rio não é considerado um problema pela Defesa Civil e os olhares estão voltados a possíveis desbarrancamentos por conta da saturação do solo.