O crescente número de acidentes de trânsito com vítimas, relatado pela reportagem do Santa nesta semana, preocupa a Secretaria de Trânsito e Transportes (Seterb) de Blumenau. Para conter esse aumento a pasta decidiu intensificar os chamados “cinturões” de fiscalização noturnos durante os finais de semana. A medida começa a valer a partir desta quinta-feira (26).
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e região direto no Whatsapp
Dados da Seterb mostram que só nos últimos seis meses 140 motoristas foram flagrados bêbados nas ruas da cidade. O objetivo com esses cinturões, segundo o município, é coibir o consumo de álcool por parte de condutores e assim diminuir o registro de acidentes. Equipes da Guarda Municipal de Trânsito (GMT) irão ampliar a fiscalização com blitze em pontos estratégicos de Blumenau.
De acordo com o secretário Municipal de Trânsito e Transportes, Alexandro Fernandes, os acidentes mais graves são registrados de forma recorrente entre quinta-feira e domingo. Em função disso, a escala dos agentes de trânsito foi readequada para permitir os cinturões justamente entre esses dias.
— Desde o início da pandemia o município busca a diminuição desses acidentes para não sobrecarregar as UTIs dos hospitais e essa é uma forma mais intensa de gerarmos resultado. Precisamos conscientizar as pessoas. É um trabalho que tem gerado resultado e não pode deixar de ser feito da noite para o dia — explica Fernandes.
Continua depois da publicidade
De acordo com o último boletim divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde, Blumenau tem uma taxa de ocupação de UTIs de 36,4%. Dos 66 leitos disponíveis, 24 estão ocupados.
Acidentes graves aumentaram
Uma reportagem exclusiva publicada pelo Santa nesta semana revelou que o número de acidentes com vítimas aumentou no último ano em Blumenau. A maioria das vítimas era composta por ciclistas e motociclistas.
— As pessoas buscaram outros modais para se locomover, muitas optaram por bicicletas e motos que são mais baratas, mas ao mesmo tempo mais vulneráveis — diz Fernandes.
Falta de radares
Desde julho do ano passado, Blumenau não conta com radares portáteis e lombadas eletrônicas para fiscalizar a velocidade dos veículos. O contrato com a empresa responsável pelos equipamentos chegou ao fim. O município até chegou a lançar um novo edital, mas cancelou após um impasse judicial e mudanças publicadas pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Continua depois da publicidade
Conforme o secretário da Seterb, o município deve lançar em breve um edital para elaborar um estudo técnico que vai indicar os pontos onde os radares serão instalados. A expectativa é de que a contratação da empresa responsável pela operacionalização do sistema, de fato, ocorra apenas no início de 2022.
Leia também
> Homem é preso por se masturbar em rua no Centro de Rio do Sul em plena luz do dia
> Cliente que enganava pizzaria para comer de graça é preso em Indaial
> Dona da Uniasselvi compra a concorrente Unicesumar em negócio de R$ 3,2 bilhões