O transporte coletivo de Blumenau terá diminuição e adequação nos horários de fim de semana a partir deste sábado (16). A Seterb explicou que a mudança ocorre pela falta de passageiros em determinados horários. Aos sábados, a queda da quantidade de viagens oferecidas será de cerca de 8% e no período da tarde, quando o movimento é menor. Aos domingos a frota circula com 28% das linhas alteradas.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau por WhatsApp. Clique e entre no grupo do Santa.
Modificações têm ocorrido com frequência desde o retorno do serviço no segundo semestre do ano passado, após mais de um mês sem funcionamento por conta das medidas restritivas no combate ao coronavírus. Apenas 35% da demanda habitual tem sido registrada desde então. Nos finais de semana o percentual é ainda menor.
— Estamos buscando um ponto de equilíbrio entre a demanda e a oferta, para que o nosso sistema de transporte seja mantido em um funcionamento responsável, pois cabe a Seterb a responsabilidade de manter a viabilidade econômica e financeira, sob risco de não colapsar a operação — diz o secretário da Seterb, Jefferson Voigtlaender.
> Transporte coletivo de Blumenau pode receber ajuda de R$ 10,5 milhões do governo federal
Continua depois da publicidade
> Blumob deve ser compensada por perdas com paralisação dos ônibus em Blumenau, determina Agir
Do início da operação aos sábados e domingos para cá, a Seterb tem registrado baixa procura pelo serviço na cidade. No último domingo, dia 10, foram apenas 3.052 passagens, com uma média de 4,6 por viagem. No sábado, dia 9, foram 11.370 passagens, resultando em uma média de 9,9 por viagem.
As tabelas com os horários estarão disponíveis neste link, nas plataformas dos terminais e no aplicativo da empresa.
Transporte exclusivo para a saúde
A Secretaria de Trânsito e Transporte (Seterb) segue disponibilizando quatro linhas especiais para os profissionais da saúde aos domingos, às 5h40, 7h20, 17h40 e 19h20. O serviço é exclusivo para profissionais da saúde em geral, que atuam em Blumenau e são vinculados aos hospitais Santa Isabel, Santa Catarina, Santo Antônio e PA da Unimed.