Blumenau recebeu neste mês os primeiros policiais aposentados contratados para fazer a segurança nas escolas estaduais. A medida é uma resposta do governo de Santa Catarina ao ataque à creche Cantinho Bom Pastor, quando quatro crianças foram assassinadas por um invasor.
Continua depois da publicidade
Até o momento, são dois PMs habilitados e cada um atende um colégio diferente.
A PM de Blumenau informou que há outros interessados em atuar através do programa Escola Mais Segura, mas para isso os candidatos precisam passar por exame de saúde, por exemplo. E essa tem sido uma barreira, em alguns casos, segundo a corporação.
Quanto vão custar as câmeras e botões do pânico nas escolas e creches de Blumenau
“Há uma estimativa de que o programa Escola Segura esteja atingindo ou em fase de atingir cerca de 30% das escolas da rede pública estadual de SC, no que tange à contratação de policial da reserva. Se projeta chegar a 50% até o final do ano”, informou a Secretaria de Estado da Segurança Pública.
Continua depois da publicidade
O governo de SC, frisa, porém, que “mesmo nas escolas em que não há o policial da reserva contratado, esses ambientes estão recebendo o reforço de segurança pela Polícia Militar, através da intensificação das rondas escolares”.
Como funciona o programa
O Escola Mais Segura tem por objetivo a contratação de policiais aposentados para fazer a segurança em colégios, inicialmente estaduais. Além da aposentadoria, o agente recebe um salário de R$ 4,1 mil pelo serviço. A adesão é voluntária. Ou seja, o profissional precisa manifestar interesse.
O programa foi anunciado pelo governador Jorginho Mello, em abril, logo depois do ataque em Blumenau. Conforme o comunicado feito à época, a meta é atender todas as 1.053 escolas estudais em Santa Catarina à medida em que ocorra a habilitação dos agentes.
A previsão era ter os primeiros agentes nas unidades em junho, o que se confirmou.
Podem se candidatar policiais Civis, Militares, Penais e Científicos, desde que estejam na reserva.
Leia mais
Diretoria da Coteminas pede desculpas por demissão em massa em Blumenau
Investimento milionário garante abertura de novos leitos de UTI para bebês em Blumenau