Responsável pela morte da cantora Rogéria no último 4, a sepse – conhecida popularmente (e equivocadamente) como infecção generalizada – será tema de um evento de conscientização em Blumenau nesta quarta-feira, das 8h às 15h na rodoviária.
Continua depois da publicidade
A cidade fará parte de uma ação nacional que tem como objetivo mostrar às pessoas a gravidade da doença que mata aproximadamente 270 mil brasileiros por ano – 55% de todos os infectados, taxa de mortalidade considerada alta – e é responsável pela ocupação de um em cada quatro leitos de UTI no país.
Durante a ação, profissionais da saúde vão dar esclarecimentos à população e tirar dúvidas a respeito da enfermidade que pode desencadear o choque séptico. Dados do Instituto Latino Americano de Sepse (Ilas) indicam que a incidência aumentou entre 8% e 13% no país durante a última década, sendo vilã em mais mortes do que alguns tipos de câncer, como o de mama e de intestino.
Crianças, idosos, pacientes soropositivos ou com câncer estão no chamado grupo de risco da sepse, que pode começar como uma infecção urinária – como no caso da cantora Rogéria –, pneumonia e se não tratada evoluir e levar a óbito. Nesta quarta-feira é lembrado o Dia Mundial da Sepse.
Continua depois da publicidade