Uma seleção de mais de 400 itens que trazem memórias da Segunda Guerra Mundial está em exposição em Blumenau desde o dia 8 deste mês. O acervo do Museu da Guerra de Joinville, considerado um dos maiores do Brasil, pela primeira vez montou uma exposição itinerante, com a primeira parada no Shopping Park Europeu, em Blumenau.

Continua depois da publicidade

Na exposição aberta ao público, peças como capacetes, uniformes, câmeras fotográficas, fotos antigas, documentos, medalhas e utensílios dos campos de batalha recriam memórias do período. De acordo com a organização, um dos destaques da mostra é uma máquina de escrever usada por Hitler e sua secretária, peça doada ao museu por Rochus Misch, alemão que foi guarda-costas de Hitler e cedeu o objeto antes de falecer, em 2013. Outro destaque é um “rádio do povo 1933”, aparelho que, durante a guerra, transmitia os discursos do líder alemão em todas as casas.

A exposição fica em Blumenau até o dia 3 de novembro, no primeiro piso do Shopping Park Europeu, próximo à loja Cassol. O horário de funcionamento é das 10h às 22h de segunda à sábado, e aos domingos das 10h às 20h. A entrada custa R$ 5. Depois de Blumenau, o museu deve montar a mostra em Lages e Florianópolis.