Blumenau vai virar palco de um dos maiores campeonatos de educação tecnológica do mundo neste sábado (14) e domingo (15). O megaevento de robótica trará estudantes de todo o país para participar da edição brasileira do World Robot Olympiad (WRO), que é gratuito e aberto ao público. Além das disputas, atividades interativas prometem entreter os visitantes, com robôs “passeando” entre as pessoas e até batalhas de sumô. O detalhe peculiar é que, neste caso, os lutadores serão as próprias máquinas.

Continua depois da publicidade

Clique aqui para receber as notícias do NSC Total pelo Canal do WhatsApp

Os portões do Ginásio Galegão, onde ocorre o evento, serão abertos a partir das 10h em ambos os dias. Segundo a organização, são esperados mais de 2 mil visitantes. Alunos de 8 a 19 anos irão competir em diferentes categorias, sendo que os vencedores poderão representar o Brasil na etapa global do WRO. A disputa será na Turquia, entre 28 e 30 de novembro.

No Brasil, o evento é organizado pela Robomind, empresa de Blumenau considerada uma das referências nacionais em programas de educação tecnológica. Confira abaixo todas as atrações gratuitas do sábado e domingo.

Veja o que encontrar no evento

Continua depois da publicidade

Competições

No sábado (14), estudantes de 11 a 15 anos irão disputar a categoria Júnior, com início às 11h. O desafio das equipes será construir um robô que possa ajudar a transformar uma cidade em um lugar mais verde, auxiliando na criação de um jardim.

Já no domingo (15) será a vez das categorias Elementary (8 a 12 anos) e Sênior (14 a 19 anos), com competições a partir das 11h. Na Elementary, as equipes precisam construir um robô capaz de ajudar as pessoas da aldeia a verificar os vegetais, coletá-los e regar o jardim. Já na Sênior, um robô deve restaurar uma cidade após um desastre natural.

Atividades para os visitantes

Durante o evento, os visitantes ainda podem participar de atividades interativas gratuitas para viver uma experiência imersiva no universo da tecnologia e robótica. Confira as opções:

  • Batalha de sumô: batalha de sumô entre robôs, onde será possível controlar os movimentos das máquinas através de um controle remoto.
  • Robôs interativos: um espaço exclusivo repleto de jogos e brincadeiras para toda a família.
  • Robôs: o evento contará com a presença de robôs que devem circular pelo espaço, junto com os visitantes.
  • Escola do futuro: espaço projetado para demonstrar uma escola do futuro, oferecendo atividades educacionais para crianças e jovens. No sábado, o acesso à Escola do Futuro será exclusivo para autoridades e gestores escolares. No domingo, estará aberto ao público.
  • Legueiros SC: organizado por fãs e colecionadores de Lego, o grupo Legueiros SC estará presente no WRO Brasil com exposições temáticas que prometem encantar diferentes gerações.

Continua depois da publicidade

Doações para vítimas das enchentes no RS

Uma campanha de arrecadação de brinquedos também será organizada no local para crianças da escola Presidente João Goulart, em Porto Alegre (RS). A unidade de ensino fica localizada no bairro Sarandi, um dos mais afetados pela enchente que atingiu o estado gaúcho em abril deste ano. Dos 673 alunos que a escola costumava ter, apenas 12 famílias não perderam tudo.

Os visitantes que quiserem contribuir podem levar brinquedos diversos. O objetivo é distribuir os presentes no Dia das Crianças, em 12 de outubro.

Distribuição de mudas de plantas

O tema da competição deste ano é “Aliados da Terra”. Por isso, também serão distribuídas 1,5 mil mudas de plantas frutíferas para incentivar a plantação de árvores e tornar a cidade mais verde.

Robotics Experience

Paralelo ao WRO, no sábado (14) haverá a etapa nacional do Robotics Experience. O evento próprio da Robomind reunirá escolas vencedoras de etapas regionais, que utilizam a metodologia de ensino da instituição.

Continua depois da publicidade

*Sob supervisão de Augusto Ittner

Leia também

Fumaça “engole” Blumenau e fotos de antes e depois mostram triste cenário

Quer desfilar de graça? Oktoberfest Blumenau libera cadastro para grupo aberto ao público