Com o curta mexicano Los Aeronautas iniciou nesta quarta-feira o Festival de Animação de Blumenau, na Fundação Cultural. A programação gratuita segue até sábado e contempla exibições também em Pomerode.

Continua depois da publicidade

A iniciativa faz parte das comemorações ao Dia Internacional da Animação, que ocorrem em mais 200 cidades em todo o Brasil. Somente nesta primeira noite foram apresentados no Cine Teatro Edith Gaertner 18 dos melhores filmes do cenário mundial, sendo nove nacionais e nove internacionais.

Difundir as animações e atender um desejo do público pelo formato é justamente o propósito do festival, conta o coordenador da ação em Blumenau, Alexandre Adoglio. Segundo ele, tudo feito de forma voluntária no país. Somente nas duas cidades catarinenses deve reunir cerca de 500 pessoas entre crianças e adultos.

– A programação vai ao encontro da necessidade de eventos culturais que a cidade tem e também da sede das pessoas por coisas novas como as que temos na mostra, com produções feitas a guache e massinha de modelar – defende.

Quem sonha um dia ser animadora, como a estudante Fernanda Ornelas, viu no evento uma oportunidade de conhecer mais de perto o trabalho de profissionais renomados, bem como de buscar inspiração para aquela que pode vir a ser a sua futura profissão.

Continua depois da publicidade

Quem a levou para assistir foi o pai, que conhece a paixão da filha. Ela, inclusive, vai prestar o Enem no fim de semana de olho justamente no curso de animação da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Serviço

Quando: 10 de novembro

Horário: 15h

Locais:

Universo Kyly Blumenau (Rua Humberto de Campos, 400, Velha)

Universo Kyly Pomerode (SC-418, 3, Centro)

Valor: entrada gratuita

Programação:

BLWARH Navegando no Deserto – Coxinha tenta descobrir sobre um misterioso navio que flutua em cima de um arco-íris. No caminho, enquanto seus três amigos a procuram aflitos, ela acaba encontrando terríveis criaturas.

Metamorfose – Em busca de aceitação e felicidade, uma menina se espelha nas pessoas ao seu redor.

Escamas da noite – Uma pequena garota em seu grande quintal conta a seu pai sua louca teoria sobre como o dia vira a noite e nessa noite cheia de estrelas eles podem acabar descobrindo muito mais do que esperavam.

Continua depois da publicidade

Chiclete Balão – Quando sua mamãe sai por um instante, Danda aproveita para pegar um chiclete balão guardado no armário da cozinha. Depois de mascar uma goma e fazer uma bola grandona que estoura, Danda pega mais gomas para mascar e acaba fazendo uma bola ainda maior que a faz flutuar pela casa como se estivesse em um balão.

Millie – Um monstro nascido da briga de um casal entra no quarto da filha deles para atacá-la, mas seu urso de pelúcia faz o que pode para protegê-la.

Lé com Cré – Dinheiro, medo e coisas de menino e menina contados por algumas crianças de um jeito fofo e esquisito.

Bolha – A história de uma bolha que não para de crescer e um rapaz que vive pisando na bola. Um curta sobre as consequências dos nossos atos e a oportunidade de recomeçar.

Continua depois da publicidade

O Malabarista – Documentário em animação sobre o cotidiano dos malabaristas de rua, que colorem a rotina monótona das grandes cidades.