Blumenau se transforma nesta quinta-feira na Capital Catarinense do Basquete. Isso porque a cidade será palco da abertura do Campeonato Estadual da modalidade, com jogos nas categorias feminina e masculina, além de uma cerimônia oficial de abertura. A bola sobe às 18h no Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.

Continua depois da publicidade

Quem entra em quadra primeiro é o time feminino de Blumenau. A equipe comandada pelo técnico João Camargo recebe o time Grande Florianópolis. Donas de 16 títulos e atual bicampeãs do Estado, as blumenauenses chegam à competição com um grupo reformulado em relação ao que disputou a Liga de Basquete Feminino (LBF). Cinco jogadoras foram mantidas do elenco que atuou na LBF, outras três foram repatriadas e três atletas do time Sub-16 integram o grupo.

Vamos mesclar experiência e juventude, rodando o time e dando oportunidade às meninas – comenta Camargo, que descarta o rótulo de favoritismo, indicando as equipes de Itajaí e Jaraguá do Sul como candidatas ao título.

Após a partida das equipes femininas, por volta das 19h30min, ocorrerá uma cerimônia oficial de abertura do Estadual, seguida de um coquetel. Na sequência, às 21h, é a vez do time masculino de Blumenau pisar na quadra do Galegão. O grupo liderado pelo treinador Christian Hare enfrenta a ADIEE, de Florianópolis.

Donos de sete títulos estaduais, os blumenauenses são os atuais bicampeões e iniciam a caminhada rumo ao tri embalados pela conquista da Copa SC, no início do mês.

Na estreia, Hare não poderá contar com o ala Vinícius Petry, que se recupera de uma lesão no joelho. Outro desfalque é o ala Luiz Henrique Semmke dos Santos (cestinha do Estadual de 2016), que segue em recuperação da lesão que sofreu na Liga Ouro, no primeiro semestre.

Continua depois da publicidade

Ao todo, sete equipes disputam o Estadual feminino, em chave única. Os times se enfrentam em confrontos de ida e volta. Ao fim da primeira fase, as quatro melhores classificadas disputam um torneio eliminatório com jogo único, em datas e local a serem definidos pela Federação Catarinense de Basquete (FCB).

O Estadual masculino conta com 11 equipes divididas em dois grupos: o Grupo A, com seis, e o Grupo B, com cinco. Os times se enfrentam dentro de cada chave com jogos de ida e volta. Ao fim da primeira fase, os quatro melhores de cada chave avançam para as quartas de final, que serão disputadas em séries de melhor de três jogos. Os quatro classificados participam de um torneio eliminatório com jogo único, em datas e local a serem definidos pela FCB.