Após a desistência de Joinville em sediar os Jogos Aberto de Santa Catarina 2013, Blumenau surge como principal alternativa para realizar a principal competição amadora do Estado. Jaraguá do Sul é outra possível candidata, mas tudo irá depender do governo do Estado.
Continua depois da publicidade
Antes mesmo da desistência joinvilense, o presidente da Fundação Municipal de Desportos (FMD) de Blumenau, Sérgio Galdino, já havia colocado a cidade à disposição. Agora, Galdino aguarda por uma reunião com o secretário estadual de Esporte, Turismo e Lazer, Beto Martins, para oficializar a candidatura e, até mesmo, bater o martelo sobre a escolha da nova sede.
– Se depender da gente, já está definido. Vontade não falta – disse.
Jaraguá do Sul também está no páreo, mas os próprios dirigentes do Norte do Estado reconhecem que os blumenauenses estariam um passo à frente nesta corrida. Blumenau tem como trunfo a estrutura esportiva da cidade, uma das melhores e mais completas do Estado (confira os possíveis locais de disputa no gráfico).
Continua depois da publicidade
Conforme Galdino, um levantamento já teria sido feito pela FMD e é possível que a cidade sedie os Jasc com o repasse de R$ 1,5 milhão oferecido pelo governo estadual. De acordo com o dirigente, a estrutura carece de pequenos ajustes, que poderiam ser feito com esse valor.
Galdino recorda que em 2010, quando Blumenau sediou os Jogos Universitários Brasileiros (Jubs), a organização dispôs de R$ 1,2 milhão para custear a competição. O agendamento do uso de escolas como alojamentos para as delegações visitantes é que seria o maior problema a ser administrado. Afinal, estima-se que cerca de 5,5 mil pessoas passem pela cidade entre os 10 dias de jogos. O assunto deve ser discutido pelos responsáveis nos próximos dias.
Apoio da comunidade
A candidatura de Blumenau conta com o apoio da comunidade esportiva. O Santa consultou gestores esportivos de três modalidades e todos veem com olhos a disponibilidade da cidade, mas preocupam-se com o custo da competição.
Continua depois da publicidade
João Almeida de Camargo, técnico da equipe feminina de basquete de Blumenau, considera os Jogos de extrema importância:
– Os Jogos (Abertos) sempre agregam valor e a cidade gosta de esporte – completa.
Ex-técnico e agora gestor do futsal masculino de Blumenau, Jorge Luis Shwatz, o Jorginho, diz que o esporte amador da cidade carece de um evento desta envergadura.
– Blumenau está precisando de um up – pontua.
A presidente da Federação de Ginástica de Santa Catarina, Jocélia Gonçalves, reconhece que Blumenau tem estrutura melhor que algumas cidades que receberam os jogos nos anos anteriores, mas atenta para a condição financeira.
Continua depois da publicidade
– Não basta só ter vontade – argumenta.
Após uma década
A se confirmar a escolha de Blumenau, a cidade voltará a receber os Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) depois de uma década. A última vez que sediou os jogos foi em 2003 e naquela ocasião, faturou o caneco de campeão geral.
O primeiro da sequência de cinco títulos até 2007. Desde então, a cidade acompanha o domínio de Florianópolis, que comemorou os últimos quatro títulos, entre 2009 e 2012.
Locais de competição*:
– Complexo Esportivo do Sesi, no Vorstadt (Futebol, Judô, Karatê, Taekwondo, Xadrez, Punhobol, Vôlei, Futsal, Handebol, Atletismo, Ginástica Artística, Natação e Tênis de Mesa)
Continua depois da publicidade
– CCT Blumenauense, no Vorstadt (Tiro)
– CCT Velha Central, na Velha Central (Futebol e Tiro)
– Associação da Sulfabril (Futsal, Vôlei e Basquete)
– Parque Ramiro Ruediger (Vôlei de Areia)
– Galegão (Basquete, Futsal, Vôlei, Karatê, Judô, Tênis de Mesa e Xadrez)
– Vasto Verde, na Velha (Basquete, Bolão, Bocha, Futsal e Karatê)
– AD Hering, na Água Verde (Futsal, Futebol, Vôlei de Areia e Tênis)
– Acecremer, na Vila Nova (Futsal)
– Ipiranga, na Itoupava Seca (Basquete, Ginástica Rítmica e Karatê)
– Guarani, na Itoupava Norte (Punhobol e Tênis)
– AABB, na Ponta Aguda (Ginástica Rítmica)
– CSU Fortaleza, na Fortaleza (Futsal e Vôlei)
– CSU Garcia, no Garcia (Futsal)
– Associação da Artex, no Garcia (Futebol)
– Olímpico, no Centro (Tênis)
– Tabajara, no Centro (Tênis)
– Escola Barão do Rio Branco, no Centro (Basquete, Vôlei e Karatê)
– Clube Náutico América, no Centro (Remo)
* Possíveis locais para abrigar as modalidades dos Jogos Abertos de Santa Catarina. A escolha passa pela oficialização de Blumenau como sede da competição. Vencida esta etapa, uma vistoria da Fesporte definirá os locais de competição