Blumenau pode até não deixar isso claro, mas com a ampliação do investimento para o Natal de 2022 e com o discurso de “maior área coberta natalina do Brasil”, a cidade passa a fazer frente com outras referências turísticas desta época — como Gramado e Canela (RS) e Campos do Jordão (SP).
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
Maior Natal de Santa Catarina e um dos maiores do Sul do Brasil, o município mais do que dobrou o investimento em relação à última edição, que de cerca de R$ 3 milhões em 2021 passará agora à casa dos R$ 7,5 milhões. Tudo para, segundo o secretário de Turismo e Lazer, Marcelo Greuel, dar início àquilo que em pouco tempo pode ser “do tamanho da Oktoberfest”:
— Investimento em Natal é um investimento caro. Vai de muitos detalhes. É mais fácil fazer uma Oktoberfest do que um Natal, pelo detalhamento do processo. O Natal precisa contar uma história e nós vamos contá-la neste ano. Outro ponto importante: Blumenau não tem acervo (de decoração) e nós teremos de comprá-lo para ser a base para os Natais seguintes. Estamos começando do zero.
Confira a programação para o Natal em Blumenau 2022
Continua depois da publicidade
A comparação com a Oktoberfest é simbólica, mas é praticamente impossível dissociar a imagem de Blumenau com a maior festa alemã das Américas. Greuel explica que o objetivo é fazer com que o número de visitantes durante toda a programação natalina — que se estende do fim de novembro até meados de janeiro — se aproxime gradativamente dos 634 mil que passaram pelos setores do Parque Vila Germânica durante os 19 dias de folia na Oktober deste ano.
Chegar ao mesmo nível da movimentação financeira neste momento é algo que nem passa pela cabeça, mas só o fato de atrair algo em torno de meio milhão de pessoas já brilha os olhos do setor turístico na cidade.
Blumenau mais do que dobra investimento para a programação de Natal em 2022
— Queremos que o Natal de Blumenau seja visto como uma experiência diferente do que ele está acostumado em outros lugares, com coisas para ver, fazer, interagir. Temos de ter um grande produto tanto para o blumenauense, quanto para o turista, tal qual a Oktoberfest. Queremos em três anos ter um Natal do tamanho da Oktober — destaca o secretário Marcelo Greuel.
Para 2022, Blumenau traz novidades. Além da decoração — que passará a ser acervo do município para outros eventos, o que justifica o investimento, segundo a prefeitura —, haverá também bar de gelo e até uma árvore gigante com 15 metros de altura. Uma parceria com a Lapônia, região da Finlândia de onde vem o “verdadeiro” Papai Noel, trouxe o Bom Velhinho do Polo Norte à cidade para algumas ações antes do início oficial das celebrações natalinas, que ocorreu na última quinta-feira (25).
Continua depois da publicidade
Morador decora casa com 865 mil lâmpadas e promete encantar Natal em Blumenau
A proposta é de um evento familiar, tanto que a própria organização admite “virar a chave” de Capital Nacional da Cerveja durante esse período. Na programação que se estende por 53 dias, há o tradicional desfile com os personagens de Natal na Rua Alberto Stein, Casa do Papai Noel e decoração dos setores do Parque Vila Germânica.
Para as crianças, o Natal em Blumenau mantém atividades como pintura de bolachas, oficina de cartinhas, além de brinquedos. O acendimento das luzes no entorno da Vila, um dos momentos mais aguardados do dia por conta do show de cores, ocorre sempre às 19h, de segunda a domingo.
Pomerode e Guabiruba preservam tradições
O nome é difícil, mas a história vale a pena: a Holzlattenweihnachtsbaum, uma árvore de madeira com sete metros de altura e enfeitada com elementos temáticos, será a atração inédita da festa de Natal de Pomerode em 2022. O símbolo germânico está no Centro Cultural desde a última quarta-feira (23), quando a programação começou na cidade mais alemã do Brasil.
Segundo a prefeitura de Pomerode, a atração busca resgatar as tradições natalinas que chegaram na cidade entre 1860 e 1880, como o trabalho artesanal em madeira. Assim, na Weihnachtsfest, o público pode apreciar elementos decorativos tradicionais fabricados pela Escola de Tornearia em Madeira do Brasil. A programação promete encantar aqueles que visitarem o Centro Cultural.
Continua depois da publicidade
— As figuras natalinas e pingentes em madeira são acessórios indispensáveis na decoração do pinheiro, nos remetendo à infância. Por isso, a Holzlatten Weihnachtsbaum engloba todos os elementos que dão sentido à magia do Natal, sendo o primeiro pinheiro em ripas de madeira do Brasil — explica o secretário de Turismo e Cultura de Pomerode, Chico Hass.
A Weihnachtsfest segue até o dia 23 de dezembro, com atrações de quarta a domingo, das 10h às 22h. Toda a programação é organizada no Centro Cultural e a entrada é gratuita. Além da árvore de madeira, o Schwibbogen, arco natalino com três metros de comprimento e tradição de quase 300 anos, também é um dos atrativos, junto com a Weihnachtspyramide, Pirâmide de Natal do século 16 que pode ser vista o ano inteiro. Nesse período, porém, o símbolo se transforma em presépio.
Já em Guabiruba, também no Vale do Itajaí, os no mínimo assustadores Papais Noéis do Mato voltam a dar as caras no Pelznickelplatz — praça dos Pelznickel. Segundo o folclore alemão, o personagem representa um ajudante de São Nicolau que deixa a floresta nest época do ano para recompensar as crianças que se comportaram durante o ano.
Mas não só isso, claro: com aparência amedrontadora, correntes, trapos e chifres, o Pelznickel também tem a missão de cobrar obediência daqueles que aprontaram.
Continua depois da publicidade
Por lá, a programação começa apenas na terça-feira (6/12), que é o Dia de São Nicolau. Haverá abertura do Pelznickelplatz ainda nos dias 9, 10, 11, 16, 17, 18, 23 e 24 de dezembro.