Além de desenvolver o turismo de lazer, entidades como o Blumenau e Vale Europeu Convention & Visitors Bureau e o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região (Sihorbs), em parceria com a Secretaria de Turismo, trabalham para fortalecer o turismo de negócios no município. Só neste ano, o Convention já captou nove eventos, previstos para ocorrer na cidade até 2017.
Continua depois da publicidade
:: Movimento de ônibus na Vila Germânica cresce 51% em junho e julho
:: Leia mais notícias de Economia
:: Curta a nossa página no Facebook
Continua depois da publicidade
A ideia, explica Valmir Zanetti, presidente do Convention, é direcionar o foco de prospecção para congressos corporativos e competições esportivas de pequeno e médio portes que estejam dentro da realidade da infraestrutura disponível e da capacidade da rede hoteleira do município, que hoje dispõe de 4 mil leitos.
Centro de convenções
Para dar novo impulso ao setor, o trade turístico aguarda definições sobre a situação de um novo centro de convenções, que será construído no Setor 3 da Vila Germânica. O projeto está orçado em R$ 18 milhões, com recursos do governo do Estado.
A expectativa, segundo Richard Steinhausen, do Sihorbs, é que uma primeira parte dessa verba seja liberada no início do ano que vem para dar início às obras, previstas para ficarem prontas antes da Oktoberfest 2016. O centro terá capacidade para cerca de 1,2 mil pessoas, estrutura que Zanetti avalia ser suficiente para atender a essa nova proposta de eventos.
Continua depois da publicidade
– Não adianta sonhar com um espaço para 5 mil pessoas se não temos nem hotel para tudo isso – analisa.
Os eventos de pequeno e médio portes, defende Steinhausen, trazem à cidade um público com maior poder aquisitivo, o que acaba beneficiando diversos prestadores de serviços como táxis, bares e restaurantes.
– Todo mundo ganha com o turismo – afirma o dirigente.