Blumenau prorrogou as medidas restritivas adotadas no começo da semana por mais cinco dias. Isso significa, entre outras regras, que até a próxima sexta-feira (12), bares, restaurantes e estabelecimentos gastronômicos em geral deverão fechar as portas ao público às 23h e poderão receber clientes até as 22h – o delivery está liberado.
Continua depois da publicidade
> Receba via Whatsapp as principais notícias de Blumenau e região.
O decreto municipal também estabelece que tabacarias e lojas de conveniência só podem funcionar entre 6h e 22h. A mesma regra vale para academias em geral. A prorrogação tem o objetivo de reduzir o contágio acelerado da doença na tentativa de desafogar os hospitais da cidade, que estão lotados.
O transporte coletivo, suspenso neste final de semana, funcionará normalmente no próximo. Parques e praças seguem fechados.
Fase crítica
O governo do Estado estabeleceu o fechamento de todas as atividades não essenciais neste fim de semana e no que passou. Com a rede de saúde em colapso, agentes públicos também intensificaram a fiscalização das normas. Em Blumenau, entre às 18h desta sexta-feira (5) até o fechamento deste texto foram feitas 18 abordagens, mas não houve interdição. Denúncias podem ser feitas pelo 190 ou 199.
Continua depois da publicidade
Nesta sexta Santa Catarina registrou o maior número de mortes em 24 horas. Foram 107. Blumenau confirma 341 óbitos e 100% de ocupação de leitos. São 42.910 casos registrados, segundo a prefeitura, e 1.886 ativos.
Como ficam os serviços nesta semana (8 a 12 de março):
Restaurantes, lanchonetes, pizzarias, bares, cafeterias, confeitarias, padarias, casas de chá e demais serviços de alimentação
Horário de funcionamento limitado das 6h às 23h para consumo no local. Estabelecimentos só poderão receber novos clientes até 22h. Após 23h somente delivery.
Lojas de conveniência, inclusive em postos de combustíveis e tabacarias
Horário de funcionamento limitado das 6h até às 22h.
Academias de ginástica, musculação, crossfit, funcionais, estúdios de danças, escolas de natação, hidroginástica, hidroterapia, academias de lutas e áreas afins
Continua depois da publicidade
Proibido funcionamento das 22h às 6h.
Transporte coletivo
Funciona normalmente.
Parques e praças públicas
Fechados.
Área azul
Funciona normalmente.
Supermercados, mercados, mercearias, açougues, peixarias, feiras livres
– Capacidade máxima de acordo com a tabela elaborada pela Defesa Civil com apoio do Corpo de Bombeiros Militar;
– Deve haver controle fixo na entrada do estabelecimento, com informação em local visível do número de pessoas que estão ocupando o estabelecimento de acordo com a capacidade limite. Preferencialmente uma pessoa por família.
– Recomendação para que as compras sejam feitas por apenas por uma pessoa por família.
– Acesso preferencial dos idosos: das 8h às 10h, preferencialmente uma pessoa.