O Centro Especializado em Diagnóstico, Assistência e Prevenção (Cedap) oferece neste sábado testes rápidos para a detecção de sífilis para toda a comunidade. A ação marca o Dia Nacional de Combate à Sífilis e à Sífilis Congênita, criada para conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico e do tratamento adequados da doença, que pode ser transmitida sexualmente, por transfusão de sangue contaminado ou da mãe infectada para o filho durante a gravidez ou parto.
Continua depois da publicidade
O exame é feito na hora e o diagnóstico sai em 20 minutos. No caso de resultado positivo, o Cedap encaminha o paciente para a unidade básica da sua região, onde ele vai receber o tratamento. Quando diagnosticada precocemente, a sífilis não costuma causar maiores danos à saúde e há grandes possibilidades de cura.
Em 2016, foram feitos mais de 9.850 testes rápidos para sífilis, dos quais 1.039 deram positivo. Neste ano, até o momento, o Cedap efetivou 8.678 exames, com 886 deles constatando a presença da bactéria que causa a doença.
— Temos percebido um aumento das doenças sexualmente transmissíveis por conta da falta de prevenção, principalmente em jovens. Atualmente, a maior incidência de casos de sífilis, HIV e hepatites, que são contraídas pela falta do uso da camisinha, ocorre na faixa etária entre 15 e 39 anos —, alerta o coordenador do Cedap, Edison Mobbs.
O Centro
Continua depois da publicidade
Localizada na Rua Paraíba, 380, no Centro, a unidade faz mais de mil atendimentos mensais e abriga o Serviço de Controle e Tratamento das Hepatites, Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), Serviço de Atendimento Especializado (SAE) e o Programa de Controle da Tuberculose e Hanseníase.
O Cedap funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem pausa para o almoço. Caso precise realizar o teste de detecção de HIV, sífilis ou hepatites B e C, o usuário deve chegar até as 16h30, para receber o resultado no mesmo dia. A unidade atende pelo telefone (47) 3381-7800.