O tradicional desfile de 7 de Setembro não poderá ter manifestações políticas e eleitorais em Blumenau, decretou o prefeito Mário Hildebrandt (PL) esta semana. Sob a justificativa de que a ação é necessária para garantir que o evento ocorra de forma ordeira, o documento cita quais serão os grupos permitidos a participar da atração na Rua XV de Novembro, marcada para as 9h de sábado.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp
O decreto 15.627 estabelece estar proibido fazer manifestações escritas ou verbais que sejam ofensivas ou de cunho político, eleitoral ou qualquer outro tema que não tenha ligação direta com a data comemorativa; utilizar sistema de sonorização volante de qualquer espécie; realizar demonstrações ou evoluções que possam colocar em risco a segurança dos presentes e interromper a marcha do desfile, exceto se previamente determinado pela organização.
Estão autorizados grupos ligados a órgãos e instituições públicas civis ou militares, bandas de fanfarras, Centros de Educação Infantil, escolas, universidades, entidades e associações culturais, assistenciais ou confessionais e grupos de escoteiros.
O decreto ainda estabelece a ordem do desfile, que será feita por blocos. O primeiro são os órgãos militares e organizações deles derivadas. No segundo bloco irão desfilar os órgãos e instituições de ensino. Já o terceiro grupo será formado pelos demais órgãos civis e militares de Segurança Pública; e o último por entidades e associações culturais, assistenciais ou confessionais, bandas de fanfarra isoladas e grupos de escoteiros.
Continua depois da publicidade
Leia mais
Servidores de Blumenau que “fecharam os olhos” para superfaturamentos são alvo de operação