Blumenau deve enfrentar mais uma enchente nesta sexta-feira (3) devido às fortes chuvas que atingem a Santa Catarina desde quinta (2). A previsão do Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu) indica que o Rio Itajaí-Açu pode chegar a 8,5 metros às 15h. Um abrigo no bairro Itoupava Norte — primeira região alagada — já foi ativado pela prefeitura nesta manhã.
Continua depois da publicidade
Caso a projeção se confirme, essa será a quinta cheia a atingir a cidade em menos de um mês.
Inscreva-se e receba notícias pelo WhatsApp do Vale do Itajaí
Ainda de acordo com a Defesa Civil de Blumenau, por volta das 10h o nível do rio estava em 6,49 metros, o que representa uma elevação de 33 centímetros desde a última medição, às 9h. Isso significa que Blumenau já está em situação de alerta.
Com a previsão de mais chuvas para esta sexta-feira, o abrigo que fica na Igreja Evangélica Livre, Rua Cidade de Salvador, 89, Itoupava Norte, já foi ativado pela prefeitura. O bairro é o primeiro a ser atingido quando o nível do rio sobe.
Continua depois da publicidade
As regiões com maior volume de chuva nas últimas 12 horas foram Coripós, com o registro de 70,4 milímetros, Ponte Adolfo Konder (Centro), com 69,5 milímetros, e Nova esperança, com 67 milímetros.
A região das Velhas também está entre os locais com maior incidência de chuva, onde houve, inclusive, um deslizamento de terra nesta manhã, sendo um deles no bairro Velha Grande. Na região, um casal de jovens foi surpreendido pela destruição da casa enquanto dormia. Os dois tiveram de ser encaminhados ao hospital.
Chuvas deixam feridos em SC, alagam casas, causam estragos e colocam Estado em alerta
Segundo a previsão do AlertaBlu, no entanto, a partir do final da tarde desta sexta-feira (3), a frente fria deve começar a se afastar da região, o que promete diminuir gradativamente a chuva na cidade. Já no sábado (4), o sol predomina em todo o Estado.
Vale lembrar que, caso a projeção da Defesa Civil se confirme, esta será a quinta cheia enfrentada pela cidade desde o início de outubro. O mês foi considerado o mais chuvoso da história e teve ao menos quatro enchentes entre os dias 5 e 29 — quando o Rio Itajaí-Açu atingiu 8,38 metros.
Continua depois da publicidade
Veja as outras enchentes do mês
- 5/10 – 8,78 metros
- 9/10 – 10,19 metros
- 12/10 – 10,76 metros
- 29/10 – 8,38 metros
*Sob supervisão de Augusto Ittner
Leia mais
SC corta metade da receita para barragens em 2024
Veja quais rodovias de SC têm bloqueios pela chuva intensa e deslizamentos nesta sexta