A expectativa da Central Funerária é liberar cerca de 300 túmulos nos cemitérios das ruas João Pessoa e Progresso com a regularização dos jazigos. Com o trabalho semelhante que será feito a partir de 2015 no cemitério da Rua Bahia, o gerente de cemitérios da Secretaria de Serviços Urbanos, Mário César Vieira, calcula que as vagas públicas devem ser suficientes para os próximos 15 anos.
Continua depois da publicidade
:: Prefeitura de Blumenau notifica responsáveis por túmulos abandonados
:: Responsáveis pelos túmulos foram avisados anteriormente
– Os cemitérios particulares ainda têm muitas vagas e com a procura pela cremação crescendo como está, acredito que há vagas em Blumenau para pelo menos mais 30 anos, isso só considerando sepultamentos – diz, ao esclarecer que a prefeitura não tem intenção de construir um novo cemitério na cidade.
Continua depois da publicidade
Ocupação controlada
Vieira explica que os jazigos liberados serão vendidos apenas no momento do óbito e não antecipadamente, como ocorria:
– No passado as famílias compravam (jazigos) com antecedência. Tem gente que comprou três, quatro ou até mais túmulos. Se a pessoa comprou no passado tem direito à vaga, mas tem que fazer a sepultura e identificar com um “RF” (reserva da família) e pagar a taxa, senão é considerado abandono. E é isso que não vamos fazer mais para garantir espaço a quem procurar.