Blumenau deve enfrentar uma enchente já a partir da noite desta quarta-feira (4). É isso que prevê o Sistema de Monitoramento e Alerta de Eventos Extremos (AlertaBlu). A tendência, conforme o órgão, é de que o nível do Rio Itajaí-Açu atinja 9 metros às 22h, conforme nova previsão das autoridades. Se confirmar, o pico atinge ao menos 18 pontos de ruas da cidade (veja cotas abaixo).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Blumenau e região por WhatsApp

O nível do Itajaí-Açu em Blumenau vem em intensa elevação desde as 9h da manhã desta quarta. Em média, o rio subiu meio metro a cada leitura, saindo de 2,43 metros às 9h para 6,08 metros às 16h. Por conta disso, a prefeitura já fez a ativação do primeiro abrigo, na Rua Cidade de Salvador, 89, na Itoupava Norte.

Oficialmente, Blumenau já está em estado de alerta.

Leia também: Confira a cota de enchente por rua de Blumenau

Continua depois da publicidade

Apesar de Blumenau enfrentar enchente apenas a partir do rio em 8 metros, antes disso algumas ruas já são atingidas pela água. É o caso da Rua São Rafael, na Itoupava Norte, que tem a menor das cotas: 7,40 metros. Com 7,60 e 7,65 metros, outras duas vias na região também são atingidas, a Martha Cordeiro e a Albert Goll, ambas na Fortaleza.

— Continuamos com um olho na festa e outro nas pessoas a serem atendidas, prestando todo o apoio se for necessário — disse o prefeito Mário Hildebrandt em entrevista coletiva na sede do Batalhão dos Bombeiros de Blumenau.

Mais sobre as chuvas em Blumenau e região

SC descarta operar barragem de José Boiteux, a maior de contenção de cheias do Estado

Moradores de Rio do Sul usam até barco e correm para tirar móveis durante enchente

Família tira móveis de casa em Blumenau e usa enchente do passado como lição

Mãe encontra bebê embaixo de escombros após deslizamento atingir casa em Timbó

Chuva intensa em toda região

Chove forte em todo Vale do Itajaí desde a madrugada desta quarta-feira. Em Rio dos Cedros, por exemplo, a precipitação acumulada chegou a ser de 107,7 milímetros, o que equivale a 107,7 litros de água por metro quadrado. Em Mirim Doce e Taió, ambas no Alto Vale, a chuva também ultrapassou a marca de 100 milímetros em 12 horas, o que provocou alagamentos e deslizamentos. Além disso, Rio do Sul já enfrenta situação iminente de enchente com o rio acima de 7 metros.

Continua depois da publicidade

Como consequência das fortes chuvas tanto no Alto Vale quanto na bacia do Rio Benedito (Timbó e região), há tendência de aumento gradual no Itajaí-Açu em Blumenau, o que se confirmou no início da tarde desta quarta-feira.

Números úteis

  • 193 – Corpo de Bombeiros
  • 199 – Defesa Civil
  • 153 – Guarda Municipal de Trânsito