Uma nova estratégia acaba de ser lançada com o objetivo de oferecer mais segurança a alunos e professores nas unidades educacionais de Blumenau. Os detalhes do chamado “Plano de Segurança nas Escolas” foram apresentados nesta quarta-feira (16) pela prefeitura. Entre as ações, está a instalação de um alarme silencioso para casos de emergência.
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As medidas definidas em conjunto com órgãos de segurança são uma resposta ao atentado de 5 de abril, quando quatro crianças foram brutalmente assassinadas na creche Cantinho Bom Pastor. Com um trabalho de pesquisa feito nas próprias escolas pela Defesa Civil de Blumenau, a administração da cidade avaliou o que precisava ser implementado para evitar outras tragédias como a daquele dia.
No caso do alarme silencioso, trata-se de um tipo de sistema de luz piscante, semelhante a um giroflex de uma viatura da polícia, que não emite som. Ele serve para indicar à comunidade no entorno da unidade de educação que algo está ocorrendo. Todas as creches e escolas municipais serão contempladas, segundo a prefeitura.
O equipamento está incluso no investimento anual das câmeras e botões do pânico, que é de R$ 612 mil. Todos os itens de segurança estarão interligados à Central de Controle Operacional da prefeitura e à Polícia Militar. A instalação dos dispositivos está prevista para ocorrer a partir de setembro.
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O plano ainda inclui capacitação aos profissionais das unidades de educação para casos de perigo. As orientações incluem rotas para fuga e estratégias para se esconder com segurança.
— Quanto mais informações e treinamento todos tiverem, maiores são as chances de conseguirmos salvar vidas enquanto poder público — explicou o prefeito Mário Hildebrandt.
O documento aponta também os comportamentos necessários no dia a dia. Eles variam conforme o “nível de alerta” identificado em cada instituição. Confira abaixo:
Vigilância
- Atividade pedagógica normal
- Diariamente executar as ações de varredura do perímetro escolar tanto no perímetro interno quanto externo
- Diariamente executar as ações de monitoramento visual ou através de câmeras
- Dialogar com alunos e equipe de profissionais sobre indivíduos com necessidade de atenção/acompanhamento
- Efetuar a ronda escolar de forma extemporânea monitorando os pontos frágeis de acesso e locais abertos de circulação intensa, portões, etc
- Executar os projetos e programas de prevenção previstos no Plano de Contingência
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Atenção
- Identificada qualquer situação potencial ou comportamental de natureza agressiva ou violenta, seja de alunos, membros da equipe escolar e/ou terceiros; comunicar à direção da unidade, ao órgão responsável e/ou à Semed, etc
- Se preparar para a Ativação do Plano da Unidade Educacional
- Acompanhar toda e qualquer situação já relatada aos órgãos de segurança e/ou de tratamento a fim de manter-se informado sobre a situação
Alerta
- Identificada qualquer situação potencial de invasão, agressão ou violência, seja ela de qualquer natureza; comunicar ao órgão responsável e/ou à Semed, etc
- Solicitar apoio, ronda ou intervenção aos órgãos de segurança e/ou à Semed
- Acionar protocolos preparatórios para a execução das ações de segurança previstas no Plano de Contingência da unidade de ensino
Alerta máximo
- Identificada situação de invasão, agressão ou violência, em andamento; acionar o plano de contingência através do sistema de alerta e alarme da unidade educacional e/ou Botão de Pânico
- Acionar imediatamente os serviços de Emergência
- Direcionar todos os alunos, funcionários e visitantes para as salas de aula ou locais de abrigo seguros assim pré-definidos no Plano de Contingência
- Trancar todas as portas e janelas imediatamente ou bloqueá-la rapidamente com itens pesados
- Afastar todas as pessoas das janelas e portas e iniciar PS
- Aguardar o atendimento pelas equipes de socorro e segurança
- Em últimos casos, lutar contra o agressor
*Sob supervisão de Talita Catie
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