Goste dele ou não, o fato é que o frio chegou para valer. Blumenau registrou a menor temperatura do ano nesta terça-feira (29). Conforme o meteorologista Leandro Puchalski, foram 7,3°C no começo da manhã. E o termômetro pode baixar ainda mais nesta semana, acompanhado de geada em áreas isoladas, segundo o AlertaBlu. O Santa conversou com a meteorologista do órgão que apontou em quais regiões da cidade é mais provável que o fenômeno ocorra.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Blumenau e do Vale pelo WhatsApp

De acordo com Tatiane Martins, a chance de geada no município existe entre a noite de terça-feira (29) e o amanhecer de quarta (30), quando o dia deve começar com os termômetros na casa dos 3 °C.

Na Vila Itoupava, Nova Rússia e Velha – na região próxima ao Encano -, há mais chance disso se confirmar. A explicação é que essas são localidades mais afastadas do perímetro urbano e com bastante arborização, o que naturalmente já interfere na temperatura.

A título de comparação, essas três áreas costumam ter cerca de três graus a menos do que em relação à região central. Ou seja, é mais frio do que mostra a estação no Parque Ramiro Ruediger – única que mede temperatura em Blumenau.

Continua depois da publicidade

A neve, realidade vivida em Blumenau em 2013, não deve se repetir. Ao menos não por enquanto. Tatiane diz que não há previsão indicando o fenômeno, mas não é impossível que volte a se repetir. 

Naquele ano, o branco surgiu no Morro do Macaco, no Morro do Spitzkopf, no Morro do Cachorro, na Velha Grande e no Passo Manso.

Nevou em Blumenau em 2013. Foto feita no Morro do Cachorro
Nevou em Blumenau em 2013. Foto feita no Morro do Cachorro (Foto: Gilmar de Souza, BD)