O vôlei masculino de Blumenau (Apan/Eleva) lutou até o fim, levou o jogo para o tie-break contra Garulhos-SP na noite deste domingo (3), mas acabou eliminado nas quartas de final da Superliga 2021/2022. O resultado, porém, não apaga o desempenho da equipe na temporada, coroado com a melhor campanha na história do projeto da Associação Professor Artur Novaes, iniciado em 2015.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Blumenau e do Vale por WhatsApp. Clique aqui e entre no grupo do Santa
No jogo que virou a madrugada, os blumenauenses venceram o primeiro set por 20/25 e largaram com vantagem no terceiro duelo do mata-mata. Logo em seguida já veio o empate dos paulistas, em um apertado 25/23. No terceiro set, a Apan/Eleva construiu uma boa vantagem no início e confirmou o triunfo por 16/25. Nos dos seguintes, porém, vitória de Garulhos por 25/20 e 15/10, fechando o placar em 3 sets a 2.
O destaque do jogo foi Franco, de Guarulhos, com 26 pontos.
A despedida de Blumenau desta edição da Superliga ocorre após um histórico quinto lugar na primeira fase da competição — quatro derrotas seguidas nos últimos jogos fizeram com que o time perdesse a chance de ficar em quarto lugar. Na edição anterior, a Apan/Eleva já havia conseguido classificação aos playoffs em 5º, mas com 4 pontos a menos em relação à atual temporada.
Continua depois da publicidade
Agora, o time encerra a temporada e foca nas competições que ainda deve disputar neste ano: a própria Superliga, na temporada 2022/2023, que inicia no segundo semestre, os Jogos Abertos de Santa Catarina e o Campeonato Catarinense. Há, ainda, a disputa da Copa Brasil, competição que deve ocorrer apenas no início do próximo ano.
Classificado às semifinais, o adversário de Blumenau, Guarulhos, também atingiu o melhor desempenho desde que chegou à Superliga. A equipe paulista enfrentará Minas, o líder da primeira fase com 61 pontos — 20 vitórias e apenas duas derrotas.